Topo

Após shows memoráveis, The Who lança dois pacotes de CDs e DVDs ao vivo

Combate Rock

03/10/2017 06h20

Marcelo Moreira

Houve um tempo em que a saída para a crise criativa passa por duas alternativas: um disco ao vivo ou um acústico. Depois, uma terceira apareceu, que foi a regravação de hits antigos.

Com argumentos de "relevância artística" e "nova visão do próprio trabalho", os artistas escamoteavam e tentavam enganar os incautos sobre as reais motivações para tais lançamentos.

Hoje isso nem é mais preciso: as bandas escancaram seus baús e raspam tudo o que é possível, de sobras ridículas e impublicáveis de estúdio a toneladas de shows ao vivo.

É o caso de The Who, que acabou de fazer shows maravilhosos pela América do Sul em setembro. Enquanto encantava por aqui, a banda colocava no mercado dois combos registrando apresentações recentes e nem tão recentes.

Há uma semana foi lançado o pacote CD-DVD-Blu-Ray "Tommy – Live at Royal Albert Hall", show gravado em 1º de abril em Londres com mais uma releitura na íntegra da famosa ópera-rock lançada originalmente em 1969.

A qualidade do material é de primeira, gravado com câmeras HD de altíssima fidelidade e com uma edição ágil e bem feita. A questão é: era necessário?

"Tommy" e a outra ópera-rock, "Quadrophenia", viraram muletas para os projetos especiais da dupla remanescente, Pete Townshend e Roger Daltrey.

Entre 2012 e 2013, The Who empreendeu uma turnê pelos Estados Unidos e pela Europa executando na íntegra "Quadrophenia", de 1973, para comemorar os "40 anos de lançamento da ópera-rock". Claro que virou CD e DVD, lançados em 2015.

A diferença é que a nova gravação de "Tommy" foi realizada especialmente para esse fim, virar CD e DVD. O  local é mais do que adequado, pois é um dos templos mundiais da música e do teatro. Fez parte de uma série de concertos beneficentes em prol da Teenage Cancer Trust, entidade apadrinhada por Daltrey que apoia crianças e adolescentes com câncer.

Em 1989, quando a banda anunciou a sua volta após sete anos de separação, o mote foi a comemoração de 20 anos da chegada de "Tommy" às lojas.

À época, The Who, que ainda tinha o baixista John Entwistle (morto em 2002), encarou uma longa turnê norte-americana com uma penca de músicos de apoio, que incluíam um baterista contratado (Simon Phillips), um tecladista, guitarrista adicional, percussionista e um naipe de metais, além de alguns convidados especiais em duas datas, como Patti LaBelle, Phil Collins, Stevie Winwood e Billy Idol.

No show de 2017, gravado em abril, a performance foi impecável, e com a mesma banda que veio ao Brasil – além de Townshend e Daltrey, o guitarrista Simon Townshend, o baterista Zak Starkey, o baixista Jon Button e os tecladistas, Frank Simes, Loren Gold e John Corey. Foi um show mais conciso e direto, sem firulas.

O outro pacote que chegou mais discretamente ao mercado foi "Live at the Isle of Wight", que é o registro de um megashow realizado no festival da Ilha de Wight de 2004.

Este show, lançado em CD-DVD-Blu-Ray, é mais interessante em termos artísticos e históricos. Foi a primeira turnê de verdade sem a presença de Entwistle, que morrera dois anos antes em Las Vegas, nos Estados Unidos, na véspera do início da turnê norte-americana.

Ele acabou substituído por Pino Palladino de última hora, e a turnê acabou continuando em clima de velório e com mudanças importantes, meio aos trancos e barrancos.

Em 2004, bem mais azeitada e com Palladino firmado como músico oficial da banda de apoio, o Who ressurgiu mais afiado e com um repertório um pouco modificado em relação ao que eles sempre fizeram.

Para começar, tem o atrativo de a banda incluir na lista de música duas músicas inéditas, as primeiras compostas especialmente para a banda desde 1982: "Real Good Looking Boy" e "Old Red Wine", esta em homenagem a Entwistle.

Vale lembrar que o Who se reuniu em 1988 para gravar duas músicas especialmente para o álbum solo de Townshend daquele ano, "The Iron Man": "Dig" e  a incendiária versão de "Fire", de Arthur Brown.

Outras boas surpresas desse CD/DVD são as inclusões de músicas até então raras no repertório, como "Eminence Front" e a fantástica e pesada "The Punk Meets the Godfather", da ópera-rock "Quadrophenia", e clássicos que acabaram ofuscados por conta de um set list gigantesco, como "Naked Eye" e "Magic Bus".

Não se discute a qualidade das obras lançadas, mas sim a sua conveniência e necessidade. Vá lá que a nova versão de "Tommy" tem um caráter beneficente, mas ainda assim fica difícil afastar as desconfianças de que se trata de um oportunismo mercadológico em um momento em que a banda está terminando a última turnê de sua carreira.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock