Topo

Rock in Rio: programação e horários

Combate Rock

15/09/2017 18h04

Do site Roque Reverso

FOTO: DIVULGAÇÃO

Tudo pronto para o Rock in Rio 2017! A sétima edição realizada na capital fluminense começa nesta sexta-feira, 15 de setembro, segue nos dias 16 e 17, retorna na quinta-feira, da semana seguinte, dia 21, e continua nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

O festival de 2017 traz uma divisão bem clara entre os dois fins de semana. O primeiro é claramente mais pop e tem raras atrações genuinamente ligadas ao nome do evento.

O segundo, por sua, vez, traz atrações mais voltadas ao rock, com destaques para nomes como o The Who, Guns N' Roses, Aerosmith, Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers, The Offspring, Def Leppard, entre outros.

Desfalques

Desfalques importantes surgiram bem próximo do começo do Rock in Rio, sendo que a desistência mais sentida é a de Lady Gaga, que, por problemas de saúde, anunciou na véspera do dia de início do evento que não virá ao festival, frustrando uma legião de fãs que já esperava a badalada cantora pop na capital fluminense.

A solução encontrada pelos organizadores foi escalar a banda Maroon 5 para o lugar de Gaga, fazendo os músicos norte-americanos figurarem tanto no fechamento do primeiro como do segundo dia do evento no Palco Mundo.

Segundo os organizadores, apesar de não ser obrigatório, "por respeito aos fãs da Lady Gaga", o Rock in Rio irá reembolsar quem desistir de vir ao evento na sexta-feira. Para aqueles que compraram ingresso para dia 15 de setembro e optarem pelo reembolso do valor, o Rock in Rio irá disponibilizar, na sua página oficial, na segunda-feira, dia 18, toda a informação com o procedimento a ser adotado.

Só serão reembolsados os ingressos que não forem usados, os fãs que entrarem na Cidade do Rock no dia 15 não terão direito ao reembolso. "É imprescindível, para reaver o valor do ingresso, manter a pulseira em seu poder e que ela não tenha sido utilizada para entrar no festival. Não haverá devolução em dinheiro na bilheteria do evento em nenhum momento", destacaram os organizadores.

Além de Lady Gaga, outro desfalque por saúde foi anunciado no dia 7 de setembro em relação ao Palco Sunset para o dia 16: Charles Bradley & His Extraodinaris, devido a um problema de saúde, também cancelou a vinda. Para seu lugar, o Rock in Rio escalou nada menos que a respeitada cantora brasileira Elza Soares, que se apresentará com o rapper paulistano Rael de forma inédita.

Ingressos

Os ingressos para o Rock in Rio se esgotaram no dia 26 de abril. Segundo os produtores, a megaoperação de vendas durou pouco mais de 20 dias. No início de agosto, foi aberta uma venda extraordinária, mas de poucas entradas.

Horários 

Os Rock in Rio terá vários palcos distintos, mas o principais são o Palco Mundo e o Sunset. Confira a distribuição atualizada dos horários por dia:

15 de setembro
Palco Mundo

19h: Ivete Sangalo
21h: Pet Shop Boys
22h35: 5 Seconds of Summer
0h25: Maroon 5
Palco Sunset
15h05: SG lewis
16h30: Céu convida Boogarins
18h: Fernanda Abreu convida Focus Cia. de Dança & Dream Team do Passinho
20h: Salve o Samba!

16 de setembro
Palco Mundo
19h: Skank
21h: Shawn Mendes
22h35: Fergie
0h25: Maroon 5
Palco Sunset
15h05: Homenagem João Donato com Lucy Alves, Emanuelle Araújo, Tiê e Mariana Aydar
16h30: Blitz convida Alice Caymmi e Davi Moraes
18h: Rael convida Elza Soares
20h: Miguel convida Emicida

17 de setembro
Palco Mundo
19h: Frejat
21h: Walk the Moon
22h35: Alicia Keys
0h25: Justin Timberlake
Palco Sunset
15h05: HMB & Virgul & Carlão
16h30: Johnny Hooker convida Liniker e Almério
18h: Maria Rita convida Melody Gardot
20h: Nile Rodgers & Chic

21 de setembro
Palco Mundo
19h: Scalene
21h: Fall Out Boy
22h35: Def Leppard
0h25: Aerosmith
Palco Sunset
15h05: Ana Cañas convida Hyldon
16h30: Tyler Bryant & The Shakedow
18h: The Kills
20h: Alice Cooper convida Arthur Brown

22 de setembro
Palco Mundo
19h: Jota Quest
21h: Alter Bridge
22h35: Tears For Fears
0h25: Bon Jovi
Palco Sunset
15h05: Sinara convida Mateus Aleluia
16h30: Baiana System convida Titica
18h: O Grande Encontro convida Banda de Pífanos Zé do Estado e o Grupo Grial de Dança
20h: Ney Matogrosso & Nação Zumbi

23 de setembro
Palco Mundo
19h: Titãs
21h: Incubus
22h35: The Who
0h25: Guns N' Roses
Palco Sunset
15h05: Quabales convida Margareth Menezes
16h30: Cidade Negra convida Digitaldubs & Maestro Spok
18h: Bomba Estéreo convida Karol Conka
20h: CeeLo Green convida IZA

24 de setembro
Palco Mundo
19h: Capital Inicial
21h: The Offspring
22h35: Thirty Seconds to Mars
0h25: Red Hot Chili Peppers
Palco Sunset
15h05: Ego Kill Talent
16h30: Doctor Pheabes & Supla
18h: Republica
20h: Sepultura

Pulseira

Uma novidade importante sobre o Rock in Rio Card é que ele virou uma pulseira com chip que vai garantir o acesso do público a várias atrações na Cidade do Rock.

Local e espaço

A edição de 2017 acontecerá em um local diferente do que vinha acontecendo nos três últimos eventos. Conforme informação dos organizadores divulgada no dia 4 de novembro, o festival será realizado no Parque Olímpico, que recebeu as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Também no dia 7 de fevereiro, os organizadores destacaram que a área nova, além de ser duas vezes mais ampla que o terreno anterior (agora possui cerca de 300 mil metros quadrados) possibilitará acesso por meio de transporte que foi testado com sucesso durante os Jogos Olímpicos 2016, utilizando o Metrô e BRT.

Outras novidades desta edição são a Gourmet Square e a Rock District. A primeira é uma área gastronômica inspirada no famoso Mercado da Ribeira, de Lisboa. O espaço será refrigerado e terá área de mil metros quadrados, com capacidade para 630 pessoas sentadas, além do público circulante, e 14 lojas focadas em gastronomia e na culinária de chefs renomados.

Em 2017, a Rock Street será inspirada na África, ficará ainda mais colorida, com uma ampla área arborizada e terá ainda dois lagos artificiais com um espelho d'água de 1.640 metros quadrados.

Já a Rock District será construída como um bairro, cheio de estilo, dentro da Cidade do Rock. Neste espaço, haverá a Famestreet e um novo palco onde artistas nacionais vão relembrar grandes sucessos que já passaram pelos palcos do Rock in Rio.

O Rock in Rio Boulevard será uma calçada da fama – como a de Los Angeles – que homenageará grandes artistas do mundo da música. E se o chão será de estrelas, o muro não ficará atrás: muitas celebridades vão deixar suas mãos gravadas no concreto do Rock in Rio Wall of Fame.

Transmissão

A transmissão do Rock in Rio pela TV aberta será feita, como de costume, pela TV Globo. A emissora de TV, no entanto, passará o festival apenas depois da meia-noite, o que deve prejudicar o conteúdo ao vivo, já que só a última atração de cada noite poderá se enquadrar neste horário. O que se sabe é que a emissora terá um resumo do dia neste horário da madrugada.

O canal de TV fechado Multishow também manterá a tradição e transmitirá o festival ao vivo, com destaque para todos os shows dos Palcos Mundos e Sunset. O shows do Palco Mundo serão transmitidos tanto no canal de TV como na plataforma de internet Multishow Play, que pode ser vista também em celulares e tablets.

O Palco Sunset, por sua vez, terá transmissões na íntegra também na TV, Multishow Play e site.

O portal G1 também vai transmitir ao vivo todos os shows do Palco Mundo. A transmissão terá opção de câmera normal ou em 360.

Aplicativo Rock in Rio

O Rock in Rio lançou para esta edição o seu aplicativo oficial para celular. Os visitantes vão ter acesso a toda a programação do festival na palma da mão, inclusive aos horários dos shows de cada palco, além de ter a opção de criar e compartilhar sua própria programação, selecionando os shows de maior interesse, e ficar por dentro de tudo o que acontece durante os sete dias do evento.

Um mapa interativo da Cidade do Rock estará disponível tanto no app quanto no site do festival, com todos os pontos da nova Cidade do Rock, permitindo ao usuário se locomover com mais facilidade e até encontrar amigos através de uma funcionalidade do próprio aplicativo.

Além disso, no app poderão ser encontrados todos os serviços disponíveis, como lojas, brinquedos, restaurantes e muito mais. As pessoas com necessidades especiais também contam com uma área de informação. O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android e é gratuito.

Gestão de filas para brinquedos

Na hora de aproveitar os brinquedos, a expectativa é de filas menores. Pela segunda edição consecutiva, o público poderá agendar a ida ao brinquedo – Montanha Russa, Tirolesa, Roda Gigante e Mega Drop – só que desta vez utilizando a própria pulseira do ingresso. Graças à tecnologia RFID, basta encostar a pulseira nas estações de agendamento ao lado de cada brinquedo e realizar sua reserva junto a equipe de agendamento, de acordo com a disponibilidade de horário.

Carregamento de celular

Um serviço diferenciado para o público será a OPTree, um gerador fotovoltaico que transforma luz solar em energia elétrica. Se a bateria do telefone acabar antes de poder registrar ou compartilhar aquele momento da festa com os amigos, não precisa se preocupar.

Na Cidade do Rock, o visitante terá acesso a carregadores de celular abastecidos pela luz solar. A OPTree tem capacidade de carregar até 10 aparelhos. Além disso, o mobiliário em formato de árvore, traz um momento de "refresco" enquanto carrega o celular.

Gourmet Square

Uma área gastronômica inspirada no famoso Mercado da Ribeira, de Lisboa. O espaço será refrigerado e terá área de mil metros quadrados, com capacidade para 500 pessoas sentadas, além do público circulante, e lojas focadas em gastronomia e na culinária de chefs consagrados como Roberta Sudbrack, Jimmy Ogro e Pedro Benoliel.

A Gourmet Square possui um cardápio variado para agradar todos os paladares: Açougue Veganom Famiglia Rivitti, Melhor Pastel do Mundo, Botero, Deli Delícia e Kaarage – Chicken Gourmet

7ª edição

A edição de 2017 será a 7ª do Rock in Rio no Brasil. O festival foi realizado na capital fluminense em 1985, 1991, 2001, 2011, 2013 e 2015.

Criado em 2009, o Roque Reverso fez a cobertura das edições de 2011, 2013 e 2015 do festival. Aqui na página especial do evento, é possível acompanhar as informações de vários shows destas três últimas edições.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock