Topo

Morre Grant Hart, ex-baterista do Hüsker Dü

Combate Rock

14/09/2017 19h29

Marcelo Moreira

Hüsker Dü: Norton (esq.), Hart (centro) e Mould (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um trio de inspiração punk, raivoso, com um pé no hardcore e outro no indie rock. Assim era o Hüsker Dü, uma das bandas mais interessantes dos Estados Unidos em meados dos 80.

De tão intensa e pilhada, acabou tendo vida curta e implodiu em 1987 depois de brigas cada vez mais acirradas entre seus integrantes – Bob Mould (guitarra e voz), Greg Norton (baixo) e Grant Hart (bateria e voz) – principalmente depois do suicídio do empresário.

Muita gente ainda sonhava neste século com uma reunião do trio, algo sempre descartado por Mould, dono de uma sólida carreira solo e com a banda Sugar. Agora não será possível por conta da morte de Hart, aos 56 anos, vpitima de câncer, na manhã desta quinta-feira.

O Hüsker Dü foi influência definitiva na geração que tomou o rock americano na década de 90. Bandas Weezer, Helmet, Nirvana e Green Day carregaram o DNA do trio norte-americano às vezes de modo bastante explícito e evidente.

Nome forte de um incipiente movimento underground americano, deixou como grande legado para o rock indie a adição de elementos mais melódicos dentro do hardcore, algo que provocou a ira dos puristas, mas que ajudou a atrair mais fãs de outros subgêneros.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock