Topo

Notas roqueiras: Uganga, Canábicos, Fortunia...

Combate Rock

17/08/2017 20h48

Uganga (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O Uganga foi confirmado como uma das atrações do Goiânia Noise, um dos mais importantes festivais de música independente do Brasil e que esse ano chega a sua 23ª edição, sendo realizado de 18 a 20 de Agosto no Jaó Music Hall na capital do estado de Goiás. O Uganga toca na primeira noite, dia 18, e dividirão o palco com Camisa de Vênus, Project46, Canábicos, Mice Mob, Bob Malmstrom entre outros. Além da apresentação no Goiânia Noise Festival, o Uganga também já está escalado para se apresentar em outros dois festivais esse ano, o Timbre Music em Uberlândia/MG e o Rural Fest Open Air em Lagamar (MG), ambos em outubro. Entre outras novidades, "Manifesto Cerrado", o primeiro DVD do Uganga que celebra os 20 anos de carreira do grupo, já está disponível no Youtube. O projeto reúne um documentário de longa-metragem que conta a história da banda e um show inédito realizado na histórica estação ferroviária Stevenson em Araguari (MG). "Manifesto Cerrado" foi financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Araguari. O Uganga decidiu disponibilizar o material online e gratuitamente como uma forma de ampliar e democratizar o acesso. A versão física do DVD com lançamento pela Sapólio Rádio estará disponível no mês de agosto.

– A história da Fortunia, banda criada em 2013 e formada atualmente por Douglas Roger (vocal), Felipe Leony (guitarra), Cleiton Araujo (baixo) e Mike Swift (bateria), é parecida com a de outras grandes bandas de rock nacional: amigos de infância apaixonados por música que se reúnem para fazer as canções que gostariam de ouvir nas rádios. O grupo fará o lançamento de seu novo álbum, "Multiverso", no Manifesto Bar, em São Paulo (SP), no próximo dia 24 de agosto (quinta-feira), a partir das 20h. Com produção a cargo de Nobru Bueno e masterização de Paulo Anhaia, "Multiverso" traz dez faixas. A atriz Paolla Oliveira, irmã do vocalista Douglas Roger e que atualmente vive a personagem Jeiza na telenovela A Força do Querer (Rede Globo), é quem faz o convite para o show de lançamento! Confira em https://www.youtube.com/watch?v=naN1m9N0Q70. O nome Fortunia vem do propósito de transmitir aos seus seguidores os valores e propósitos que muitas vezes foram vividos pelos próprios integrantes. O primeiro single, "Nem Me Disse Adeus", chegou às plataformas digitais no final de 2016, seguido pelo lançamento do videoclipe, protagonizado pelo ator Joaquim Lopes, ex-marido de Paolla Oliveira, e dirigido pelo baterista Mike Swift, conta com aproximadamente 100 mil views no YouTube. Veja o clipe de "Nem Me Disse Adeus" em
https://www.youtube.com/watch?v=GT2rSck39Ik.

– Entre as bandas do Triângulo Mineiro, os Canábicos, de Araguari, são certamente uma das mais produtivas e criativas. O grupo é liderado pelo guitarrista Murcego González (também integrante do Uganga) e pelo vocalista Clandestino – os dois já haviam tocado juntos na banda Anil. Formada em 2013, os Canábicos, que ainda contam com Mestre Mustafá na bateria e o baixista MM, lançaram três discos em três anos: "La Bomba" (2013), "Reféns da Pátria" (2014) e "Alienígenas" (2015). Seu novo disco, intitulado "Intenso", foi gravado logo depois que os Canábicos venceram o Fun Music, maior festival universitário de música do Brasil. Os resultados também estão surgindo em termos de datas de shows. Os Canábicos iniciaram em junho a turnê em divulgação a "Intenso" que já soma sete shows em três estados. Entre as datas, destaque para a apresentação do grupo no Goiânia Noise, um dos mais importantes festivais de música independente do Brasil e que esse ano chega a sua 23ª edição, sendo realizado de 18 a 20 de Agosto no Jaó Music Hall na capital do estado de Goiás. Os Canábicos tocam na primeira noite, dia 18, e dividirão o palco com Camisa de Vênus, Project46, Uganga, Mice Mob, Bob Malmstrom entre outros. Além da apresentação no Goiânia Noise Festival, os Canábicos também se apresentam no próximo dia 29/09 na Toca do Jack em Ribeirão Preto (SP).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock