Topo

Black Country Communion retorna e lança o primeiro clipe do novo trabalho

Combate Rock

03/08/2017 07h05

Marcelo Moreira

Black Country Communion: da esq. para dir., Joe Bonamassa, Derek Sherinian, Glenn Hughes, o produtor Kevin Shirley e Jason Bonham (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK/KEVIN SHIRLEY)

Desde que a notícia do retorno da banda Black Country Communion surgiu, no final do ano passado, a expectativa a respeito do novo trabalho de estúdio do quarteto cresceu ao longo do tempo, embora o maior problema antigo permaneça: a lotada agenda do guitarrista Joe Bonamassa.

O ás da guitarra continua trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo, mas acertou os ponteiros com o baixista e vocalista Glenn Hughes (ex-Deep Purple e Black Sabbath) e conseguiu vaga em seus compromissos para sentar com os companheiros para compor o novo álbum.

O primeiro fruto pode ser visto no YouTube com a divulgação do primeiro clipe da reunião, "Collide", uma faixa interessante, poderosa e com um riff cativante.

O grupo, que tem ainda Jaosn Bonham (bateria) e Derek Sherinian (teclados, ex-Dream Theater), acabou em 2013 com estremecimento geral nas relações entre todos os integrantes. O mal-estar , na época, foi evidente por conta da pouca disposição do guitarrista em abrir mão de compromissos solo em prol da banda.

Apesar da boa qualidade do material, já surgem as preocupações: será que a banda vai repisar no terreno conhecido e se acomodar, repetindo a fórmula que deu certo anos atrás?

"Collide" é legal, mas é mais do mesmo. Em três álbuns de estúdio e ao um vivo lançados em menos de cinco anos de atividade, o Black Country Communion manteve um pique extraordinário, com evolução constante, tanto que o terceiro álbum, "Afterglow", é o melhor até agora.

Se o primeiro álbum, autointitulado, surpreendeu com um hard rock/hard blues rejuvenescido e intenso, conseguindo fazer algo diferente em um subgênero estagnado, o segundo, "Black Country Communion 2", representou vários passos à frente, expandindo o hard rock em direção ao heavy e ao rock progressivo. "Afterglow" manteve o pique, só que canções ainda melhores e mais trabalhadas.

"Collide" é uma música que poderia perfeitamente estar no segundo trabalho, e aqui vemos o que pode representar certa decepção para quem deposita grandes esperanças de ver um grande álbum, ainda melhor do que "Afterglow".

A canção soa um pouco repetitiva, trazendo ainda alguns elementos que foram apresentados por Glenn Hughes no trio California Breed, que montou logo após o fim do Black Country.

Como não poderia deixar de ser, os destaques são a guitarra de Bonamassa, que domina completamente a arte do hard rock puxado para o blues (obviamente) e a performance vocal de Hughes, que espanta mesmo os seus maiores fãs.

O retorno do Black Country foi resultado de meses de negociação entre os quatro integrantes, que incluiu uma lenta reaproximação entre os líderes, Bonamassa e Hughes.

O acordo prevê que a agenda apertada de Bonamassa será respeitada, envolvendo pequenas turnês pelos Estados Unidos e pela Europa.

Aparentemente, Hughes ficou resignado com o fato de que o guitarrista não tratará o Black Country Communion como uma prioridade. Seja como for, podemos esperar um bom álbum, forte e com boas canções, mas que não deverá ter o fôlego dos álbuns anteriores, justamente por conta da interrupção das atividades.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock