Topo

Com chuva e muito frio, guitarrista americano e dupla de gaitistas se destacam em festival de blues

Combate Rock

03/07/2017 06h31

Marcelo Moreira

Flávio Guimarães e Xime Monzon (os dois ao centro) foram os destaques do festival no Parque Villa Lobos (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

Frio e chuva desanimaram neste sábado o público que certamente seria bem maior no Parque Villa Lobos, em São Paulo, e o blues teve de lidar com mais uma intempérie. Prevendo uma dia difícil, os músicos se esforçaram em dobro, e o 3º Festival BB Seguridade de Blues e Jazz agradou bastante.

O guitarrista norte-americano Joe Louis Walker esquentou o público com sua honesta e vibrante mistura de blues com soul, honrando a tradição do blues urbano eletrificando, roubando a festa.

Hermeto Paschoal manteve o clima de suspense sobre o repertório, já o que mestre brasileiro toca de tudo um pouco, sempre com muito experimentalismo e ousadia. Foi ovacionado e reverenciado.

Zeca Baleiro gerou certa desconfiança quando foi escalado para fazer blues em cima de seu trabalho notadamente voltado para a MPB e, assim como em Brasília uma semana antes, não comprometeu, embora estivesse um pouco deslocado no evento.

E então uma conexão Brasil-Argentina entrou em cena quando um sol tímido despontou no horizonte no meio tarde.

Os gaitistas Flávio Guimarães (Blues Etílicos) e a argentina Xime Monzon brindaram os espectadores com uma apresentação repleta de suingue e groove, escorados por uma banda de altíssima qualidade capitaneada pelo guitarrista Netto Rockfeller.

Entre clássicos do blues e entusiasmadas jam sessions, os músicos impressionaram pelo entrosamento e em energia, com um repertório escolhido para manter o astral lá em cima, da mesma forma como fizeram uma semana antes em Brasília.

A dupla tocou para um público de iniciados e apreciadores do gênero, mas ainda assim surpreenderam pela intensidade e pela força sonora de suas gaitas, um contraponto interessante à guitarra que sempre domina festivais do gênero.

Tanto Xime como Guimarães estão com trabalhos recentes no mercado e aproveitaram para dar uma repassada neles. Pela qualidade do show e dos dois CDs, é imperativo que continuem tocando juntos por mais um tempo no Brasil.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock