Topo

São Paulo terá festival gratuito de blues e jazz no Parque Villa Lobos

Combate Rock

30/06/2017 18h02

Marcelo Moreira

Blues de graça em um dos parques mais legal de São Paulo. Essa é a proposta do 3º Festival de Blues BB Seguridade de Blues e Jazz, que foi realizado em cinco capitais brasileiras e chega agora à capital paulista.

Com algumas alterações entre as atrações de cada cidade, o festival conseguiu dar um panorama interessante ao que costumamos observar em eventos do tipo no Brasil.

Em Belo Horizonte, por exemplo, uma das atrações internacionais foi o norte-americano Wallace Roney Quintet, conceituado combo tradicional.

Em São Paulo, o evento começa às 11h deste sábado (1º/07), no Parque Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo.

As grandes atrações são o guitarrista norte-americano Joe Louis Walker e o maranhense Zeca Baleiro, muito conhecido por seu trabalho na MPB moderna, mas que promete um show bem blues, sem falar da presença do mago Hermeto Paschoal, um dos grandes gênios da música mundial.

Para os mais tradicionalistas e, ao mesmo tempo, com sede de alguma novidade, o show que promete é o encontro de dois grandes nomes da gaita latino-americana: Flávio Guimarães, do Blues Etílicos, e a argentina Xime Monzon.

O carioca Guimarães é o embaixador da gaita blues brasileira, o nome nacional mais conhecido do instrumento graças aos 30 anos de militância no extraordinário Blues Etílicos, de longe o mais importante e mais longevo grupo de blues do Brasil.

O legal é que o instrumentista, que também se arrisca em vocais, tem uma consistente carreira solo e parcerias com músicos notáveis, como o guitarrista paulista Neto Rockfeller – a dupla lançou há menos de dois meses o CD "Sound Tracks". Também é maravilhoso o álbum que lançou com o conterrâneo Álamo Leal, veterano guitarrista da cena blueseira nacional.

Xime Monzon faz parte da nova geração do blues argentino e da gaita blues de seu país, ao lado da versátil Natacha Seara e do incandescente Nico Smoljan – todos os três são assíduos nos palcos brasileiros.

A moça chamou a atenção desde cedo por fundir o tradicionalismo do blues a ritmos mais modernos, mas com uma pegada mais enérgica. Seu álbum mais recente, "My Harp Soul", é um resgate de uma série de grandes canções norte-americanas mais atuais, mas com um tempero mais moderno.

Clique aqui para mais informações.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock