Topo

In-Edit Brasil traz grandes filmes sobre jazz, música brasileira e latino-americana

Combate Rock

16/06/2017 06h25

Marcelo Moreira

São quase 60 as atrações do 9º In-Edit Brasil – Festival Internacional de Documentários Musicais, e o Panorama Internacional deste ano apresenta 20 títulos de produções recentes  vindos de diversos países como Letônia, Noruega, Eslovênia, Espanha, EUA, Austrália, Suécia, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Alemanha, Mali, França, Suiça, Israel, Canadá, Sérvia e Japão. O evento vai até o dia 25 de junho em São Paulo.

O filme "Gimme Danger", de Jim Jarmusch, sobre a banda The Stooges,  é um dos destaques da mostra, assim como a fita que mostra a história de Whitney Houston em "Whitney. Can I Be Me?"

Tem também a gravação do disco Skeleton Tree, de Nick Cave, "One More Time With Feeling"  (apresentado em branco e preto e em 3D); o trompetista Lee Morgan em "I Called Him Morgan"; a dupla Blade & Beard que faz parte da cena clandestina de música eletrônica no Irã em "Raving Iran", o guitarrista Bill Frisell em  "Bill Frisell: a portrait", a banda Unlocking The Truth em "Breaking a Monster", a história de Bill Drummond, fundador da banda KLF em "Imagine waking up tomorrow and all music disappeared".

O jazz e o blues aparecem com a influência dos nativos na música americana com depoimentos de artistas como Charlie Patton, Link Wray e Jimi Hendrix em "Rumble: The Indians Who Rocked The World", e também com o registro de dezenas de músicos de jazz de Nova York pelo fotógrafo W. Eugene Smith em The Jazz Loft According To W. Eugene Smith, entre outros.

O Panorama Brasileiro, por sua vez, apresenta o melhor da safra nacional com diversos títulos recentes, entre longas e curtas metragens. Na Competição Nacional, um total de 5 títulos inéditos no circuito comercial.

Três dos filmes promovem sua pré-estreia nacional no evento: "O Piano que Conversa", do diretor Marcelo Machado, que conduz a uma viagem com o pianista Benjamim Taubkin, "Serguei, o Último  Psicodélico", de Ching Lee e Zahy Tata Pur'gte, que traz depoimentos de gente que acompanhou as frenéticas aventuras de um dos maiores símbolos do rock brasileiro, e "Perdido em Júpiter", dirigido por Deo, que fez uma colagem construída de Júpiter Maçã, um dos artistas mais talentosos de sua geração.

Completa a competição os filmes "Eu, Meu Pai e Os Cariocas – 70 anos de música no Brasil", de Lúcia Veríssimo, e "Sotaque Elétrico", de Caio Jobim e Pablo Francischelli. O vencedor desta edição, que será definido por um júri de profissionais do cinema e da música, representará o Brasil na edição do In-Edit Barcelona, em outubro.

Já a Mostra Brasil apresenta a diversidade da música brasileira nos 5 filmes selecionados. São eles: "O Som do Tempo", de Arthur Moura, que conta a história do hip hop na cidade do Rio de Janeiro; "Onildo Almeida – Groove Man", de Helder Lopes e Cláudio Bezerra, sobre o compositor responsável por grandes clássicos do baião; "Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos", de Sérgio Oliveira, que acompanha o dia a dia da orquestra de baile Super Oara, da cidade Arcoverde; "Fattoruso", de Santiago Bednarik, uma coprodução Brasil-Uruguai sobre Hugo Fattoruso, um dos grandes músicos da América Latina; e "Morena dos olhos pretos", de Isaac Dourado, sobre a cantora Clemilda Ferreira da Silva, a Rainha do Forró.

Confira mais informações em www.in-edit-brasil.com.br.

Serviço:

In-Edit Brasil, 9º Festival Internacional do Documentário Musical

13 a 25 de junho em sp

Locais:

CineSESC

Cine Olido

Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo), 

Circuito Spcine Olido, 

Cine Matilha,

Museu da Imagem e do Som

Cinemateca Brasileira,

+ 17 salas do Circuito Spcine em todas as regiões da cidade.

realização: In Brasil Cultural, Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e SESC-SP

correalização: Spcine e Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo

patrocínio: Riachuelo e Petrobras/Governo Federal

apoio: Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock