Topo

Sgt. Pepper's simboliza o enterro dos Beatles

Maurício Gaia

08/06/2017 11h00

Calma!! Não me atire pedras. Respire fundo, pegue uma cerveja ou um chá e volte aqui.

Fez? Tá mais tranquilo? Então vamos lá, vou repetir: o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" simboliza o enterro dos Beatles como banda.

Antes de mais nada, sim: "Sgt. Pepper's…" continua sendo o clássico que sempre foi, com grandes canções e tudo mais. Mas não é um álbum dos Beatles. Nunca foi. E os Beatles nunca mais foram uma banda, como já tinham sido no passado, no sentido de uma associação de interesses artísticos entre músicos.

A história, todos sabem: um belo dia, Paul McCartney veio com a idéia "e se a gente gravasse um disco, mas que não fôssemos os Beatles, fôssemos uma outra banda?". Pois bem, aí surge a banda do Sargento Pimenta (não o bloco de carnaval, mas a do Clube dos Corações Solitários). São eles quem estão no disco, assim como Billy Shears, Mr. Kite, e diversos outros personagens.

A icônica capa, mostra: os Beatles estão num canto, atrás dos músicos, junto com outras diversas lendas.

Se "Rubber Soul" e "Revolver" iniciaram a transição, "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" antecipou em três anos o anúncio: os Beatles não existiam mais como banda e este aviso já estava na capa.

 

Lembra aquela teoria amalucada da capa simbolizar o enterro de Paul McCartney, que teria morrido em um acidente? Esqueça: o que temos ali, nas flores (no caixão?) é justamente os Beatles, aquela banda que atingiu fama inigualável com músicas ligeiras e um tanto quanto ingênuas. Essa banda é que está sendo enterrada, pois já não existia mais.

Se analisarmos os álbuns subsequentes, tampouco eles são dos Beatles: "The Magical Mistery Tour" foi lançado no Reino Unido como um EP, com os singles que precederam Sgt Pepper's. Na versão americana, foi engordado com mais algumas canções para preencher um EP – pessoalmente, nem considero um integrante da discografia da banda.

O "álbum branco", mesmo chamado "The Beatles", também não era um álbum de banda: já desgastados pelos conflitos internos, cada integrante levou suas composições e tratou os demais como músicos de apoio.

Esses conflitos atingiram o ápice durante as gravações de "Let it Be" (importante lembrar que o álbum foi gravado antes que Abbey Road). A partir de outra idéia de Paul McCartney, o álbum se chamaria "Get Back", ou seja "vamos voltar a ser os Beatles": foi um desastre e o pau quebrou de vez.

"Abbey Road", o último álbum gravado por eles, já foi em clima de despedida e, mais uma vez, cada compositor tratou de deixar sua marca, com os demais servindo como músicos de apoio. O único momento que a banda aparece é justamente, na The End: solo de bateria de Ringo e solos de guitarra de George Harrison, John Lennon e Paul McCartney (inclusive, solos com duração idêntica, talvez para não brigarem mais).

Dito isso, agora termine sua cerveja (ou chá), pegue seu "Sgt. Pepper's" e redescubra o disco espetacular que é, principalmente graças ao gênio de George Martin, que possibilitou que todas as inovações sugeridas no álbum fossem possíveis.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock