Topo

Novo álbum e discos ao vivo do Deep Purple ganham boas versões nacionais

Combate Rock

30/05/2017 06h20

Marcelo Moreira

Um pacotaço de álbuns do Deep Purple chega ao Brasil em versão nacional, em CD e em DVD, na esteira do mais recente lançamento da banda, "InFinite" – tudo cortesia da Shinigami Records.

E quem estrela o pacote de álbuns é justamente o mais novo trabalho de estúdio, que tudo indica que será o último da carreira da banda, que completa 50 anos de sua fundação em 2017.

O vocalista Ian Gillan concedeu uma série de entrevistas a jornalistas brasileiros para falar de "InFinite" e também dos shows que a banda fará por aqui no final do ano, ao lado de Lynyrd Skynyrd e Tela. Nas conversas, não quis cravar, mas deixou no ar que a banda deve mesmo parar e que a atual deverá ser a última turnê.

"InFinite" é um álbum de muita qualidade, mas não teve o impacto que o anterior, "Now What?", apresentou quando foi lançado, em 2013. Se "Now What?" surpreendeu com músicas excelentes, o mais recente manteve o pique, mas sem brilhantismo.

O destaque do álbum é a abertura, "Time for Bedlam", uma das raras letras politizadas da banda, com um clima soturno e pesado. Também é muito boa "The Surprising", que abusa dos teclados de Don Airey, assim como a anterior.

Além do álbum de inéditas mais recente, o pacote traz quatro álbuns ao vivo. "From the Setting Sun" e "…To the Rising Sun" são "conjugados", digamos assim.

São combos CD e DVD, mas também podem ser encontrados separadamente. O primeiro CD duplo foi gravado na turnê mundial de "Now What?", e teve como palco o fantástico festival Wacken, na Alemanha.

Da mesma turnê é "…To the Rising Sun", que traz um registro feito no Japão e com uma lista de músicas diferente do show alemão. Embora a idade comece a pesar para os músicos, como podemos ver na voz cansada de Gillan, os dois shows são ótimos, com excelente qualidade de som e um repertório bacana, que foge um pouco do usual.

E finalmente temos uma edição caprichada e interessante do magnífico "California Jam", que é um dos primeiros shows realizados com Glenn Hughes (baixo e vocais) e David Coverdale (vocais), em 1974.

Realizado em um autódromo nos arredores de Los Angeles, o festival também contou com Black Sabbath e Emerson, Lake and Palmer, mas foi o Deep Purple que fez o grande show, com uma performance eletrizante do guitarrista Ritchie Blackmore e uma presença de palco impecável de Coverdale.

O último CD traz uma rara apresentação ao vivo da última formação do grupo antes da separação. "Long Beach 1976" é mais um tesouro dos arquivos da banda, e é importante porque registra no palco a desintegração do quinteto.

Não é um show ruim, já que Tommy Bolin, o substituto de Blackmore, que saíra no ano anterior, mostra qualidade e alguns lampejos de genialidade.

No entanto, a performance está longe de ser memorável, por mais que Coverdale e Hughes se esforçassem para carregar o grupo até um final digno naquela apresentação, tendo de lidar com o errático Bolin e os desinteressados Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria).

De qualquer forma, é muito bom saber que ainda existem selos interessados em licenciar e trazer para o Brasil versões nacionais de trabalhos de qualidade e de bandas icônicas como Deep Purple.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock