Topo

O dia em que o Ira! embalou uma corrida de rua em plena São Paulo

Combate Rock

23/05/2017 17h00

Demétrius Carvalho* – publicado originalmente no site Roque Reverso

Ira! em São Paulo (FOTO: DEMÉTRIUS CARAVLHO/ROQUE REVERSO)

Então tivemos uma corrida de rua em São Paulo com um show do Ira! para os participantes? Para a Rolling Stone e a Yescom, pode ser que sim, mas para nós do Roque Reverso, tivemos um show do Ira! com uma corrida no dia 13 de maio e já adiantamos que a mistura deu mais do que certo.

O show do Ira! foi a cereja do bolo de um evento grandioso que teve seus portões aberto ao público 17h30 e o esquenta (tanto sonoro quanto para a corrida) começou de fato pouco depois das 18 horas com show da banda nacional Warriors.

A performance foi recheada de clássicos do rock que por muitas vezes foram apresentadas mais pesados do que em suas versões originais. "A Hard Day's Night" dos Beatles abriu o show dos rapazes.

Às 18h50, foi dada a largada tanto para a corrida de 5k quanto para a caminhada e, às 19 horas, o Warriors voltava ao palco visto que muitos participantes para os 10k estavam por ali. Tal show teve uma pausa às 19h30 e a pontualidade do evento era seguida de forma pouco costumaz no Brasil. Ponto para o evento e seus organizadores, que, embora guardassem a cereja para logo mais, montaram o pódio dos atletas no palco com total visibilidade ao fato.

Às 19h50, é dada a largada dos participantes dos 10k e saem os competidores do Memorial da América Latina rumo ao Elevado dando duas voltas no trajeto dado aos participantes de 5k. O clima ajudava, a hidratação durante a corrida e um fato chamou a atenção nessa corrida. Por volta de 95% dos participantes da corrida estavam correndo com a camisa do evento, não sabemos se pelo fato da camisa ser mais bonita do que a média das camisas de corrida, se pelo pessoal da organização pedir para correrem com ela ou mesmo por ambos os motivos.

A questão é que isso afastou ainda mais a presença dos "pipocas", ou, o corredor que não está inscrito oficialmente e isso, definitivamente, tem deixado as corridas um pouco mais confortáveis para correr. Num bate-papo, o pessoal da organização disse que as práticas adotadas por ele segue uma tendência mundial para evitar abusos.

Às 20h30, os primeiros colocados tanto do feminino quanto do masculino estavam sendo condecorados. O pódio com 5 postos foi preenchido pelos homens, mas apenas 4 das mulheres subiram o palco para receber troféu e um par de tênis 361. A quinta componente era atendida pelos médicos no local devido o esforço imprimido durante a prova.

O que para muitos corredores poderia parecer o fim da noite (embora houvesse um número bem pequeno de atletas que deixaram o local após receber a medalha pela conclusão da corrida), para, outros, era só a continuação para tantos outros que estavam ali. Era chegada a hora do Ira! subir ao palco. O mesmo onde 5 minutos antes os atletas eram premiados.

Muitos corredores de 10k estavam ainda chegando, mas isso foi combustível extra de ânimo para Daniela Gianelli para bater seu recorde pessoal nos 10k e poder ver o show. "Escolhi essa corrida muito em função do show do Ira!", disse ao Roque Reverso com um sorriso de felicidade estampado no rosto.

O show

Quanto ao Ira!, uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional sobe o palco. Um público expressivo aguardava. O vocalista Nasi ainda perguntou se estavam cansados e gritos de não se faziam presente. O vocalista então pergunta se estavam prontos para o rock n'roll e, dessa vez, os gritos foram de sim.

"Longe de Tudo" abre o show do primeiro disco da banda que prometeu destilar canções de todas as fases da carreira e o público cantava e pulava de tal forma que era difícil acreditar que haviam corrido 10k, 5k ou mesmo caminhado 3k.

Seguiram-se "Flerte Fatal" e "Dias de Luta" e o êxtase pareceu arrebatar todos presente. Nasi se mostrava com bastante energia para a empreitada. O guitarrista Edgard Scandurra, como sempre, parecia um ser único com sua guitarra e, embora o restante da banda não fosse parte da formação original, o show foi de extrema energia e competência.

O participante Bruno Cardozo que havia escolhido essa corrida para a sua estréia em corridas oficiais disse ter escolhido tal prova pelo mesmo motivo da junção corrida/rock.

O Ira! foi generoso com seus fãs com as músicas mais conhecidas da banda. "Flores em Você", "Tarde Vazia", "Rubro Zorro", "Advogado do Diabo", "Gritos na Multidão", "Envelheço na Cidade" e "Núcleo Base" foram executadas com direito a "I got you (I feel good)" do mestre James Brown.

Pontual como foi o show, às 22 horas a banda deixou o palco. Insistentes gritos de retorno da banda para o tradicional bis e o tal bis foi ensaiado pelo guitarrista Edgard Scandurra, que citou Hendrix dos idos de 1967 para serem modernos.

A essa altura, a banda já deve ter sido comunicada que não poderiam extrapolar o horário e em tempos de política tensa no País. O guitarrista do Ira! pediu menos ira para com o tratamento da polícia aos moradores da Cracolândia.

*Demétrius Carvalho é músico – toca baixo na banda Jazza Roll

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock