Topo

A nova música instrumental brasileira ganha um presentão neste ano

Combate Rock

16/05/2017 20h55

Julio Maria é jornalista do jornal O Estado de S. Paulo e integrante do primeiro time da imprensa de cultura e entretenimento do Brasil. Sempre foi um dos entusiastas do Combate Rock quando estivemos vinculados à aquele jornal entre 2010 e 2013 e alguns de seus textos estiveram em nosso blog/site.

Combinando multitarefas com um texto burilado e saboroso, Julio se lança a uma empreitada sensacional com o apoio do Estadão, em um projeto que visa a valorização da música instrumental brasileira. Ele mesmo vai contar aqui, de acordo com texto que publicou em seu Facebook:

"Ouso dizer que somos contemporâneos da geração de músicos mais próspera desde a explosão criativa do Beco das Garrafas, nos anos 60. E, como jornalista, não dava mais só para assisti-los no palco e emplacá-los em matérias esporádicas. Apoiado pelo jornal em que trabalho, saí à campo para identificá-los.

No Sesc Pompeia, ao lado de Luciana Oliveira, achei Jackie Cunha, 24 anos e uma energia percussiva contagiante. No Teatro Commune, descobri os rasantes do sax de Cassio Ferreira sobre as harmonias da Banda Mantiqueira.

Alguns com carreiras recentemente estabelecidas, outros no início delas, eles foram criando um quadro instigante e revelador do quanto podemos descobrir quando decidimos olhar por baixo do pano que nos mostra a superfície.

Fabio Peron, Mestrinho, Lupa Santiago, Serginho Machado, Luciana Romanholi, Ricardo Herz, Leandro Cabral, Alex Buck, Vanessa Ferreira, Zéli Silva, Fi Marostica, Sidmar Vieira, Hercules Gomes, Edu Ribeiro, Bruno Migotto.
O que seria só uma pauta, então, virou um projeto maior.

Depois de escolher cada um, resolvi misturar essas cartas, montar quatro grupos de quatro integrantes cada e convidá-los para tocar no limite do improviso, esse instante que tanto nos aproxima da levitação.

Dei o nome de Gig Nova, usando o termo que eles usam para esses encontros, e procurei a casa Tupi or not Tupi, na Vila Madalena, por duas razões: os próprios músicos elogiam a qualidade de som e o tratamento que recebem por lá.

A primeira Gig Nova (esse 'primeiro' é pra dar sorte) vai ser quinta-feira, 18, à partir das 21h, no Tupi – Rua Fidalga,  360."

Clique aqui e leia o texto do Estadão sobre esse maravilhoso projeto.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock