Topo

Notas roqueiras: Marcelo Gross, Vanguart, Black Triad...

Combate Rock

12/05/2017 11h53

Marcelo Gross (esq.) e seu trio (FOTO: Rayana Macedo Coombes/Divulgação)

Marcelo Gross, guitarrista da Cachorro Grande, já revelou ao público 'Purpurina', o lisérgico e dançante single do seu novo disco solo, 'Chumbo & Pluma.' E nesta sexta-feira é dia de conhecer a bela e delicada "Morangos e Maçãs", o segundo single do álbum, que será lançado em maio deste ano. "Chumbo & Pluma é um disco duplo dividido de um lado em faixas roqueiras (Chumbo) e do outro em baladas acústicas delicadas (Pluma). Morangos & Maçãs faz parte do lado Pluma, enquanto "Purpurina" compõe Chumbo. "[Morangos e Maçãs] fala sobre encontros em apartamentos vazios para alugar e o dedilhado do violão remete a um clima 'Beatles na Índia', com loops de fita em reverse (ao contrário) trazendo uma atmosfera psicodélica, que tirei direto da fita K7 demo original e botei na gravação", explica Gross. Concebido em levada 'black music', anos 70, dançante, soul, britpop e em elementos de dub jamaicano, 'Chumbo & Pluma' está sendo finalizado por Gross nos estúdios da DaFne Music e tem a produção do próprio autor, de Lucas Mayer e de Clayton Martin (Cidadão Instigado). Além disso, o disco conta com a participação de Carol Navarro, da Supercombo. Este é o segundo álbum solo da guitarrista da Cachorro Grande depois de 'Use o Assento Para Flutuar' (2013).

– Após anunciar o lançamento de seu novo álbum no final de abril, o Vanguart apresenta o webclipe da faixa-título, "Beijo Estranho" https://www.youtube.com/watch?v=kwqdVSddec0. O vídeo traz uma colagem de cenas captadas em estúdio pela jornalista Lorena Calábria, durante a gravação do álbum, somadas a imagens de filmes surrealistas. A direção é assinada pela banda em parceria com Pedro Hansen. "Beijo Estranho" abre o disco e já dá o tom da sonoridade mais madura e plural do novo trabalho. "A canção evoca magias libertadoras, o grito primal de alguém que já não suporta mais viver longe de si. Isso está na minha voz, na letra, no arranjo. Às vezes é necessário um beijo estranho para acordar o corpo para o mundo. É certamente a canção mais forte que a banda fez até hoje" – conta Helio Flanders, autor da música. Assim como o álbum, a faixa foi produzida por Rafael Ramos e gravada no estúdio Tambor, no Rio de Janeiro. O disco "Beijo Estranho" traz 11 canções inéditas e autorais. Nele, a banda formada por Helio, Reginaldo Lincoln, Fernanda Kostchak e David Dafré, abriu um leque musical ainda maior e impressionante. O álbum estará disponível nas plataformas digitais a partir de 28 de abril e nas lojas no começo de maio.

– Os músicos da banda Black Triad estão confirmados como banda principal em evento realizado na cidade de Porto Alegre/RS no dia 20 de maio, os músicos continuam sua saga de divulgação do primeiro álbum da carreira, "Genesis", além de apresentar várias faixas do disco, o grupo prepara a divulgação de novas músicas e a faixa "Bron To Lose", cover do Motorhead que foi gravada recentemente para participação da coletânea "Going To Brazil" organizada pela "Secret Service Records". O evento será realizado na "Garage Bar Tatto Shop", localizado na AV: Bento Gonçalves, Nº 319, no bairro Poa em Porto Alegre/RS, abertura do local as 20:00.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock