Topo

50 anos: "Are You Experienced?", redefiniu o papel da guitarra na música

Maurício Gaia

12/05/2017 13h39

Em 12 de Maio de 1967, o mundo foi apresentado a "Are You Experienced?", primeiro álbum da Jimi Hendrix Experience. O disco, gravado entre os meses de Outubro de 66 e Abril de 67, apresenta não só a mistura explosiva de rhythm & blues, rock e jazz da banda, mas estabelece um novo padrão na utilização da guitarra dentro da música. Além das tradicionais funções ritmicas ou melódicas, Hendrix adicionou um caldeirão de efeitos, microfonia e frases atonais, entornando o balde psicodélico nos ouvintes: a partir dali, nada mais seria como antes.

Quando o quase ex-baixista do Animals, Chas Chandler, encontrou Hendrix tocando em um café em Nova York, o guitarrista era praticamente carta fora do baralho no mercado norte-americano. Genial e genioso, normalmente incompreendido, ele teve uma carreira errática como sideman de vários artistas, de Little Richard a Curtis Knight, sendo eventualmente chutado de quase todos esses trabalhos. Mas Chandler não encontrou Hendrix por acaso. Quem o incentivou a conhecer o músico foi Linda Keith, então namorada de Keith Richard. Ela havia visto uma apresentação dele no Cheetah Club, um misto de nightclub e espelunca, em Manhattan.

Chandler logo percebeu que seria muito difícil dar a Hendrix o espaço que ele precisaria nos Estados Unidos e definiu a estratégia: iriam para a Inglaterra onde, com seus contatos, conseguiria shows, contratos de gravação e tudo mais, para poder, finalmente retornar aos Estados Unidos, com prestígio.

Jimi Hendrix chegou em Londres no dia 23 de Setembro de 1966. Em poucos dias, Noel Redding (guitarrista de origem e recolocado no baixo) e Mitch Mitchell – um baterista largamente influenciado por Elvin Jones (Charles Mingus, John Coltrane Quartet), foram recrutados para o Jimi Hendrix Experience e, logo em sequência, começaram as sessões de gravação. Estas sessões foram intercaladas por diversos shows que a banda fez pela Europa.

Muitos destes shows planejados pelo empresário, tinham o claro objetivo de apresentá-lo a outros músicos da cena: Pete Townshend, Jeff Beck, Jimmy Page, os Beatles, os Stones, entre outros, eram frequentemente convidados a ver o genial músico americano. Em uma aparição relâmpago em um show do Cream, Hendrix apresentou uma versão arrasa-quarteirão de "Killing Floor", de Howlin' Wolf, fazendo com que um estupefato Eric Clapton a-ban-do-nas-se o palco.

Precedido por dois singles, "Hey Joe" e "Purple Haze", "Are You Experienced?" também acabou se tornando um marco na psicodelia dos anos 60, com seus overdubs e solos tocados ao contrário (como na faixa título). Logo na semana seguinte ao lançamento, o álbum entrou nas paradas de mais vendidos no Reino Unido, chegando ao segundo lugar (o primeiro foi, claro, Sgt. Pepper's, lançado no começo de junho do mesmo ano). "Are You Experienced" ficou trinta e três semanas entre os mais vendidos na Inglaterra.

Logo depois do lançamento, Jimi Hendrix fez seu retorno triunfal aos Estados Unidos. Indicado por Paul McCartney, a Jimi Hendrix Experience se apresenta em Junho no Monterey Pop Festival. "Devastadora" é um adjetivo simplório para definir o que aconteceu no palco.

(Foto: Ed Caraeff/Divulgação)

Além de um setlist matador, que trazia não só as canções de seu primeiro álbum, mas também versões de "Killing Floor", "Rock me Baby" (B.B. King) e "Like a Rolling Stone" (Bob Dylan), Hendrix definiu um novo patamar de performance ao vivo: desafiador, agressivo, sexy, confiante (oi, Prince?), Hendrix criou naquele show, uma das imagens mais marcantes do rock – depois de simular uma relação sexual com o instrumento, ele tacou fogo na guitarra. O público ficou entre atônito e extasiado, e a foto desta cena, tirada por um garoto de 17 anos que estava na platéia, virou um ícone da música.

Em Agosto, é lançada a versão americana de "Are You Experienced?", com o  álbum atingindo o quinto lugar na Billboard 200, permanecendo 106 semanas nesta lista. A versão americana é diferente da lançada na Europa, com a inclusão dos singles que precederam o lançamento no Velho Continente: "Hey Joe", "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary"

Em Dezembro de 1967, Jimi Hendrix Experience ainda lançaria seu segundo álbum, "Axis: Bold as Love", mas aí é outra história.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock