Topo

'Freddie Mercury Revisited', um espetáculo de muito bom gosto em São Paulo

Combate Rock

11/05/2017 07h00

Marcelo Moreira

Lívia Dabarian e Alírio Netto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Parecia apenas uma singela homenagem, sem muitas pretensões, quase como um cover diferenciado. Só que a coisa cresceu e a estreia ocorreu simplesmente em Nova York.

"Freddie Mercury Revisited" se transformou em um projeto sério e de qualidade espantosa, e ganha datas em São Paulo, a primeira delas  neste sábado, 13 de maio, no Teatro Bradesco, às 21h.

O espetáculo terá versões diferenciadas das músicas do Queen, em um formado acústico que une quatro excelentes músicos em um encontro mais do que feliz: Alírio Netto, Lívia Dabarian, Fernando Quesada e Junior Carelli.

"Esse projeto é um sonho, e que nos orgulho extremo por conta de estarmos interpretando de um jeito diferente canções magníficas e eternas", diz Alírio.

A origem da iniciativa foi o musical "We Will Rock You", que teve uma temporada paulistana no ano passado. O musical contava em seu elenco com Alírio, que é ator, e vocalista da banda Age of Artemis, e a atriz e cantora Lívia Dabarian. O espetáculo tinha, obviamente,a s músicas do Queen como tema.

Durante a temporada, o casal namorou e casou, reforçando a paixão pela banda inglesa e por seu vocalista, Freddie Mercury, morto em 1991.

"Freddie Mercury Revisited" deveria ser um trabalho paralelo e temporário, mas cresceu muito rápido, com um convite para que Alírio e Lívia fizessem algumas apresentações em Nova York no começo deste ano, em formato acústico e com piano.

De volta ao Brasil, estava muito claro que era obrigatório que houvesse apresentações por aqui e, mais uma vez, tudo correu de forma veloz, e com ajuda de dois músicos da banda Noturnall, de São Paulo.

Fernando Quesada (baixo) e Juninho Carelli (teclados) criaram, em paralelo à banda, o projeto acústico ANIE, com violão, piano e voz, já com um álbum lançado e várias versões de hits internacionais divulgados no YouTube. Era óbvio que a dupla era perfeita para acompanhar o casal na empreitada nacional.

O primeiro produto do quarteto é uma estupenda versão de "Under Pressure", parceria do Queen e de David Bowie de 1982, um dos grandes hits da banda inglesa.

Em uma versão que se aproxima daquela que foi exibida ao vivo em 1992, no tributo a Mercury, com Annie Lennox (Eurythmics) e David Bowie, os músicos dão um show de feeling e interpretação no videoclipe divulgados nas redes sociais.

"Depois que eu conheci o Alírio, percebemos o quanto as músicas do Queen significam muito para as pessoas, como elas tocam adultos e crianças. Decidimos que tínhamos de continuar esse projeto de interpretar as músicas da banda e do Freddie", diz Lívia na entrevista coletiva sobre o espetáculo.

Para Alírio, uma forma de fazer algo diferente era recriar o ambiente maravilhoso do Queen era o clima intimista, ao mesmo tempo em que a energia e o poder das canções pudesse ser mantida.

"O som dos dois 'malucos' do ANIE casou perfeitamente para o que pretendíamos, já que tínhamos aprovado o formato que elaboramos em Nova York. Claro que é um desafio grande, mas o resultado foi extraordinário", diz o cantor.

SERVIÇO

Data:13 de Maio de 2017
Horário: 21h
Preços: R$30,00 a R$ 190,00
Vendas e informações:
http://www.ingressorapido.com.br
http://www.poladian.com.br
Duração: 90 minutos

Classificação etária: Livre

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock