Topo

Animal As Leaders traz o seu 'jazz metal' para São Paulo

Combate Rock

28/04/2017 06h33

Marcelo Moreira

Animal As Leaders (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A primeira coisa que vem à cabeça quando se escuta a banda de heavy metal instrumental norte-americana Animal As Leaders é… jazz! Foi a minha primeira impressão ao escutar as maravilhosas sequências de notas da guitarra de oito cordas do endiabrado Tosin Abasi, um dos nomes máximos do instrumento na atualidade.

Ao longo de alguns meses, vários veículos de comunicação, ao analisar a obra do trio, usaram a mesma expressão – jazz metal, até mais do que "djent", aquela variação que costuma identificar bandas e guitarristas que tocam bem acima da velocidade da luz em termos de rapidez. Também adjetivei a banda de jazz metal, jogando no balaio outras bandas da mesma estirpe.

No entanto, se é para estabelecer um marco zero do "subgênero", então que cravemos: o Animal As Leaders é a primeira banda de jazz metal, criada em 2007 e que vei agora pela primeira vez ao Brasil.

Tosin Abasi (guitarra), Javier Reyes (guitarra) e Matt Garstka (bateria) se apresentam, no próximo dia 29 de julho, no Carioca Club em São Paulo, único show no país.

A turnê traz canções do novo álbum "The Madness of Many", que arrancou elogios de toda a imprensa, que classificou esse trabalho como um registro de grande introspecção e complexidade.

No entanto, como é a estreia do grupo no país, o repertório também deve reunir as principais composições dos álbuns "Animals as Leaders" (2009), "Weightless" (2011) e "The Joy of Motion" (2014).

Formada em 2007, o trio sempre teve o seu nome atrelado aos principais representantes do djent metal como Meshuggah, SikTh, Mnemic, TesseracT, entre outros.

Falando tecnicamente, o djent se desenvolveu a partir das partes mais técnicas, rítmicas e, muitas vezes, incluindo a polirritmia do metal progressivo, e que empregam acordes de guitarra intensamente abafados e dissonantes, fortemente distorcidos, com solos virtuosos e ambientes dinâmicos.

O mais recente álbum do Animal As Leaders não é o mais impactante do grupo, mostrando uma direção mais progressiva e menos metal.

No entanto, ainda são nítidas as influências musicais do metal tradicional e jazz, como não poderia deixar de ser, mas é possível encontrar traços de música eletrônica, latina, clássica e até do fusion.

O álbum de estreia, autointitulado, rapidamente se tornou uma referência do djent e do jazz metal e ainda hoje é a melhor tradução do que o trio fez de melhor, embora os seguintes sejam muito bons.

SERVIÇO SÃO PAULO

Data: 29 de julho

Local: Carioca Club

End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 (próximo ao Metrô Faria Lima)

Horário: 17h30 (open doors)

Imprensa: press@theultimatemusic.com | 11 964.197.206

Evento Fb: https://www.facebook.com/events/280547335730527

Classificação etária: 16 anos. Entre 14-16 anos somente acompanhado por pai ou mãe munidos de documentos.

Capacidade: 1200 lugares

Duração: Aproximadamente 90 minutos

Estacionamento: nas imediações (sem convênio)

Estrutura: ar condicionado, acesso para deficientes, área para fumantes e enfermaria

SETORES / PREÇOS

PISTA: R$ 120,00 (meia-entrada/estudante/promocional*)

CAMAROTE: R$ 180,00 (meia-entrada/promocional*)

*O ingresso promocional antecipado é válido mediante a entrega de 1 kg de alimento não-perecível na entrada do evento*.

# COMPRA PELA INTERNET – http://www.clubedoingresso.com

# PONTO DE VENDA (sem taxa de serviço – pagamento em dinheiro): Carioca Club

**Consulte o ponto de venda mais próximo da sua região em http://www.clubedoingresso.com/ondecomprar.

 

 

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock