Topo

Documentário mostra o auge da carreira de Stevie Ray Vaughan

Combate Rock

25/04/2017 07h07

Marcelo Moreira

Quis o destino que o maior discípulo de Jimi Hendrix tivesse uma passagem tão meteórica por nosso planeta quanto o seu ídolo. O guitarrista negro de Seattle mudou a música e a cultura do Ocidente em apenas quatro anos, enquanto que o mago Stevie Ray Vaughan ficou por dois anos a mais.

O surgimento e a passagem do texano foi tão assombrosa que o mestre Eric Clapton o encheu de elogios e mesuras, assim como B.B. King e Buddy Guy.

Vaughan morreu em 1990, em um acidente de helicóptero após um show, e agora ganha um documentário extraordinário que mostra a sua trajetória, dando maior destaque para o período de maior sucesso comercial, entre 1984 e 1989.

O DVD "Lonestar: Stevie Ray Vaughan 1984-1989" esbarra um pouco nos anos de formação, já no finalzinho da década de 70, e menciona a importância do primeiro álbum lançado, "Texas Flood", em 1983.

Foi graças a esse álbum e à colaboração com David Bowie que Stevie escapou da "jaula" do blues e se tornou um nome mundial do pop e do rock, lançando as bases para shows lotados no Carnegie Hall, em Nova York, em 1984, e para o "best seller" "Couldn't Stand the Weather", álbum estouradaço de 1984.

É o documentário mais rico já lançado sobre o guitarrista texano, com raras imagens de filmes, entrevistas exclusivas com muitos amigos, profissionais da indústria e dos escritores que documentaram a carreira do músico.

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento no Brasil – nos Estados Unidos, chegou ás lojas em março.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock