Topo

Índios brasileiros e história nacional são os temas do Brasil Metal Union neste sábado

Combate Rock

21/04/2017 06h40

Marcelo Moreira

Música para ver, curtir e aprender história brasileira. Essa é a ideia de um evento que reúne quatro banda de rock pesado para louvar os índios e a fatos históricos importantes, além de mostrar o quão rica é a cultura dos habitantes originais do país.

É a primeira edição Brasil Metal Union, batizada copm o subtítulo "BR Metal – A estrada para o BMU". Desta vez são quatro bandas de metal que têm em comum os temas que remetem à história nacional.

Das quatro, três têm os índios como tema principal. A mais conhecida é a Voodoopriest, de São Paulo, que lançou há dois anos o ótimo "Mandu", CD conceitual que traz a saga de um líder indígena do Piauí que viveu no século XIX. A banda mistura nthrash e death metal.

Vítor Rodrigues, ex-vocalista do Torture Squad, é o cérebro por trás do conceito que "Mandu" emana.

Em entrevista ao programa de web rádio Combate Rock, ele contou que é descendente de indígenas tanto por parte de pai como de mãe, e que ficou bastante impressionado com as aventuras de Mandu, um líder rebelde nordestino pouco conhecido.

"Quando comecei a me interessar mais pela história dos índios brasileiros encontrei referências e livros sobre Mandu. Quando vi, a história estava pronta na minha frente", diz o vocalista do Voodoopriest.

A banda Arandu Arakuaa, de thrash e heavy tradicional, é de Brasília. Trata-se de uma das mais originais do rock e do heavy mundial, já que as letras são cantadas em idiomas indígenas, como o tupi-guarani.

O trabalho da banda é de uma qualidade ímpar, que já foi reconhecida por diversas publicações estrangeiras.

Os cariocas da Tamuya Thrash Tribe também descambam para o thrash metal, e com uma violência assustadora.

A agressividade foi a forma que a banda encontrou para jogar na cara do público as causas e, principalmente, os problemas dos povo indígenas brasileiros. Nesta sexta (21 de abril) a banda toca em São José dos Campos (SP).

A quarta banda é o Armahda, que fez ótimo papel na abertura do recente show do Grave Digger em São Paulo.

O grupo faz um heavy tradicional mesclando um pouco o som de Iron Maiden e Sabaton mas, pelos temas que aborda, está mais próximo do segundo.

Assim como os suecos tratam de guerras e batalhas importantes da história, os brasileiros abordam passagens importantes da história do Brasil de forma como nunca antes uma banda de rock fez, sempre de forma conceitual e informativa.

SERVIÇO:

Sábado – 22/04
Horário: 20:00 – 4:00
Local: Gillan's Inn English Rock Bar
Endereço: AV. Luis Dumont Villares, 628, São Paulo

INGRESSOS:
O 1º lote do ingresso "pista promocional" custa R$50 e o "mezanino promocional" (acesso total), R$60.
Porém, as quantidades são bastante restritas e não deverão durar muito tempo.
Portanto, GARANTA SEU INGRESSO o quanto antes, seja o físico nas lojas DIE HARD e WOODSTOCK DISCOS (apenas em dinheiro), ou e-ticket / cartão via TICKET BRASIL.

DIE HARD *sem taxa
Galeria do Rock – Lj. 313
(11) 3331-3978
2a à Sábado
WOODSTOCK DISCOS *sem taxa
Rua Dr. Falcão Flho, 155
República – SP
(11) 3101-7297
2ª à 6ª: 08h às 17h

CD BRINDE
O ingresso dará direito a um CD Promo EXCLUSIVO deste evento, com 12 faixas das bandas participantes, mais uma faixa bônus, totalizando 13 faixas, que "ainda está sendo fabricado".
PS: Avisaremos assim que os CDs estiverem disponíveis, para retirada junto ao ingresso físico (lojas Die Hard e Woodstock), ou na entrada do Gillans Inn, para quem comprar o ingresso via Ticket Brasil.

SORTEIOS:
> Além do CD Promo, será sorteado "1 CD (das bandas participantes) POR DIA" até o dia do evento, entre as pessoas que compartilharem o cartaz do show no Facebook, totalizando 30 CDs.
> Haverá o sorteio de 10 CDs e ainda uma GUITARRA, entre as pessoas que chegarem antes do primeiro show do evento.

INFORMAÇÕES GERAIS:
> HORÁRIOS
a casa abrirá às 20:00h.
A primeira banda irá se apresentar pontualmente às 21:00h
Cada show terá 1 hora (60min) de duração.
O intervalo entre shows será de 30min.
>CENSURA: 18 anos. Abaixo dessa idade somente acompanhado pelos pais ou responsável

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock