Topo

Música do Sepultura em novela revela prestígio, mas não mais do que isso

Combate Rock

14/04/2017 07h00

Marcelo Moreira

Sepultura (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Colocar uma música na trilha ou na abertura de novela já foi uma obsessão entre músicos brasileiros, e algo um pouco mais distante para roqueiros, que sempre sonharam com isso.

Paralamas do Sucesso,  Rita Lee, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor e Ira! sentiram o sabor de sucesso com canções nos folhetins da TV Globo – os dois últimos, inclusive, emplacando, músicas nas aberturas.

Hoje a coisa mudou junto com as drásticas transformações do mercado musical. A inclusão em trilhas de novela e minisséries rende prestígio atualmente, mas não muito mais do que isso.

Pela primeira vez o Sepultura colocou uma canção na trilha de uma novela da TV Globo. A faixa instrumental "Iceberg Dances", do último álbum, "Machine Messiah", foi incluída em "A Força do Querer", que estreou neste mês – fato lembrado pelo site Vírgula.

O Sepultura já teve músicas na série "Dupla Identidade", de 2014, da Globo, e no filme "Lisbela e o Prisioneiro", de 2003.

Entre as bandas brasileiras de heavy metal, somente o Shaman tinha tido tal honra, com a música "Fairy Tales" incluída na trilha de "O Beijo do Vampiro", de 2002.

Diante de um mercado totalmente depredado, é um alento que o rock pesado consiga tal exposição, ainda que seja uma faixa instrumental com pouco potencial para voos maiores.

A pergunta que fica é a seguinte, partir da boa notícia que o Sepultura proporcionou: será que podemos acreditar em chances futuras para outras bandas brasileiras? Ou será que, como tem sido até agora, foi algo casual e pontual, até mesmo por se tratar de um tema instrumental?

Se o rock continua sendo material bastante cobiçado e procurado pelo cinema e pela indústria de documentários – em âmbito underground, é verdade -, sua presença em trilhas de maior repercussão e de maior relevância ainda é bastante tímida.

Sepultura conseguirá abrir, de vez, as portas para os segmentos mais "mainstream"? É pouco provável, mas não custa acreditar.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock