Topo

O novos (e nem tão novos) magos da guitarra - parte 6

Combate Rock

06/04/2017 06h43

Marcelo Moreira

Mitch Laddie Band (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mitch Laddie Band (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– Mitch Laddie – Um dos nomes mais importantes da nova geração de guitarristas ingleses, Mitch Laddie repete a trajetória dos fenômenos norte-americanos Jonny Lang, Kenny Wayne Shepherd e Derek Trucks. Aos 26 anos, surgiu como um furacão na década passada, sendo aplaudido por gigantes, entre eles Gary Moore e Peter Green.  Gosta de som pesado, mas é a sua intensidade ao tocar que define o seu estilo, um misto de Rory Gallagher e Robin Trower, embora afirme que tenha sido influenciado também por Eric Johnson e Robben Ford. Seu mais recente trabalho, "Let You Go", traz pitadas de soul e funk.

Obras de referência: "Burning Bridges", "Let You Go"

– Glenn Kaiser – O guitarrista de Deus é um instrumentista incansável. Assim chamado pelos amigos, aos 64 anos se mostra incansável, conciliando a vida na estrada com a de pastor evangélico no interior dos Estados Unidos. Seu blues gospel ganhou projeção fora da área religiosa nos anos 80, quando a mescla de blues pesado e tradicional começou a tocar em várias rádios do sul dos Estados Unidos. Ainda que as letras tenham forte conteúdo de pregação e, até certo ponto, um pouco preconceituoso, o som é muito bom, especialmente nos álbuns acústicos. Estilisticamente  não apresenta nada de novo, o que vale mesmo é a pegada pesada – ao vivo, principalmente.

Obras de referência: "Rainbow's End", "Silent Screams", "Innocent Blood"

– Stuart Smith – Pupilo de Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple), o inglês Stuart Smith é um roqueiro com alma blueseira. Adepto do hard rock nos anos 70, tocou com várias bandas até aceitar o convite de Blackmore para se mudar para a Costa Leste norte-americana. Progressivamente, foi abandonando o rock para mergulhar no blues, ainda que tenha integrado a banda de apoio de um ícone do rock progressivo, Keith Emerson (Emerson, Lake & Palmer). Bem relacionado e respeitado tanto na Europa e nos Estados Unidos, criou o projeto Heaven and Earth em 1998, que teve a participação de Glenn Hughes (ex-Deep Purple) e Richie Sambora (ex-Bon Jovi), Joe Lynn Turner (ex-Raimbow e Deep Purple), entre outros. Aos 60 anos, continua na ativa com o seu projeto, após uma passagem pelo Sweet, banda dos anos 70 que foi reformada anos atrás..

Obras de referência: "Heaven and Earth", "Dig"

Virgil McMahon – Guitarrista inglês virtuoso, é líder do trio pesado Virgil and The Acelerators. Ganhou vários prêmios de blues no Reino Unido e e é frequentemente elogiado por gente como Joe Bonamassa, Philip Sayce e Carvin Jones. Sente-se muito mais confortável no hard rock, unindo influências que vão de Jimi Hendrix a Ritchie Blackmore, de Robben Ford a Stevie Ray Vaughan.

Obras de referência: "Army of Three", "The Radium"

– Dirty Dave Osti – Mais um representante da Califórnia que não economiza no peso, caindo mais no rock do que no blues. No entanto, a pegada é característica, mesclando timbres do hard setentista e do blues rock dos anos 80.

Obras de referência: "Voodoo Guitar", "Burning Down the Dirtshack"

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock