Topo

São Paulo receberá a aula de história do Grave Digger

Combate Rock

23/03/2017 06h52

Thiago Rahal Mauro – especial para o Combate Rock

*Colaborou Marcelo Moreira

Grave Digger (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma verdadeira aula de história. Muitos dos álbuns de rock mergulham tão fundo nos roteiros de seus álbuns, muitos deles conceituais, que suas obras se tornam tão importantes quanto livros.

Isso ocorreu nos anos 70 e ganhou força com a entrada de Bruce Dickinson no Iron Maiden, em 1982 – o vocalista inglês, além de piloto de avião, esgrimista e apresentador de rádio, é formado em história.

A banda alemã Grave Digger, na estrada há 35 anos, também tem uma extensa obra abordando temas históricos dos massis variados e com muita competência – a última ceia de Jesus Cristo (CD "The Last Supper"), a história da Escócia ("Tubes of War"), a história das mitologias grega, germânica e nórdica, entre outros temas bem legais.

E os alemães trarão mais uma vez essa bagagem gigante para uma apresentação em São Paulo – o grupo confirmou sua décima passagem pelo país em 2017, no dia 26 de março, no Carioca Club, em São Paulo.

Este show faz parte da mais nova turnê mundial que Chris "Reaper" Boltendahl (vocal), Axel "Ironfinger" Ritt (guitarra), Jens Becker (baixo), Marcus Kniep (teclado) e Stefan Arnold (bateria) estão preparando para promover o novo álbum "Healed by Metal", lançado no dia 13 de janeiro via Napalm Records.

"Healed By Metal" tem 12 ótimas composições, trazendo todos os predicados para se tornar um dos principais trabalhos da vasta discografia do grupo e bater de frente com os clássicos "Heavy Metal Breakdown" (1984), "Witch Hunter" (1985), "The Reaper" (1993) e superar os resultados de "Return Of The Reaper" (2014).

O Combate Rock conversou com o guitarrista Axel "Ironfinger" Ritt, que comentou detalhes sobre o novo álbum e ansiedade do show no Brasil. Confira!

Combate Rock: Vocês acabam de lançar o novo álbum "Healed by Metal". Poderia explicar como foi o processo de composição?

Axel "Ironfinger" Ritt: Desta vez, pela primeira vez desde os mais de 20 anos de banda, acabamos numa sala de ensaios, recolhendo todas as ideias e juntá-las, não enviando MP3s no processo de composição.

Combate Rock: Onde "Healed by Metal" foi gravado?

Axel: O álbum foi gravado no Principal Studios e produzido por Jörg Umbreit, mas as guitarras foram gravadas por mim mesmo no Meadow Studios.

Combate Rock: Você trabalhou nestas músicas para vocês mesmos? Como foi este processo?

Axel: Jens (baixista) e eu colecionamos nossas ideias com antecedência para o álbum, e Chris escreveu todas as letras. Então eu fiz a pré-produção para o álbum e como o último passo era a gravação e a mix, ele foi realizado com calma.

Combate Rock: Há um monte de bandas mais jovens criando o metal tradicional hoje em dia, e graças a eles, e também a vocês o estilo continue bastante vivo, embora não tanto como era nos anos 80. Qual é a sua opinião sobre isso?

Axel: Você tem razão, este estilo de música vai viver eternamente. Quando você está tocando ao vivo, você quer apresentar um monte músicas novas, mas as pessoas esperam as coisas mais velhas também.

Combate Rock: Existe alguma música que você está cansado de tocar, ou você ainda gosta de tudo que você apresenta no set list nestes dias?

Axel: Não, quando você tem alguns hits de metal, você tem que dar para as pessoas. Eu não estou cansado em executar músicas como "Heavy Metal Breakdown", e eu acho que eu nunca vou me cansar delas.

Combate Rock: Você vai se apresentar no Brasil, em São Paulo, mais especificamente. Quais são as suas expectativas?

Axel: Um público muito caloroso e uma festa tremenda durante nosso show. Estamos ansiosos para tocar novamente no Brasil.

Combate Rock: Onde você acha que este álbum está em comparação com o resto de sua carreira? Você acha que é uma continuação do que você estava fazendo recentemente?

Axel: Eu acho que é a essência pura de Grave Digger em si, e um dos meus destaques da minha carreira. Será um grande desafio para o próximo álbum superar este trabalho.

Combate Rock: Você pode adiantar algo do set list de SP?

Axel: Não posso falar muito, mas vamos tocar alguns clássicos antigos, alguns novos e alguns inesperados 🙂

Combate Rock: Para concluir, muito obrigado pela entrevista e pelo seu tempo. Deixe uma mensagem para seus fãs no Brasil.

Axel: Espero vê-lo em um de nossos próximos shows. Gostaria de agradecer aos fãs por nos apoiar sempre e não vamos decepcioná-los nunca!

Serviço São Paulo

Data: domingo, 26 de março de 2017
Local: Carioca Club
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 (próximo ao Metrô Faria Lima)
Hora: 18h (abertura da casa) | 19h (show time)
Capacidade: 1.500 lugares
Classificação etária: 16 anos. Entre 14-16 anos somente acompanhado por pai ou mãe munidos de documentos.
Duração: Aproximadamente 90 minutos
Estacionamento: nas imediações (sem convênio)
Estrutura: ar condicionado, acesso para deficientes, área para fumantes e enfermaria

SETORES / PREÇOS (1º lote)
PISTA: R$ 100,00 (meia-entrada/promocional*)
CAMAROTE: R$ 170,00 (meia-entrada/promocional*)
*doe um kilo de alimento na entrada da casa no dia do evento e pague meia entrada).

Ponto de venda sem taxa de serviços (pagamento em dinheiro): Bilheteria do Carioca Club

COMPRA PELA INTERNEThttp://www.clubedoingresso.com
*Consulte o ponto de venda mais próximo da sua região, no site do Clube do Ingresso.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock