Topo

Borknagar se apresenta em São Paulo pela primeira vez nesta quarta

Combate Rock

22/03/2017 11h53

Thiago Rahal Mauro – especial para o Combate Rock

Completando 21 anos de carreira, a banda norueguesa Borknagar está prestes a desembarcar pela primeira vez na América Latina e os fãs brasileiros estão mais do que ansiosos para a apresentação. Como esta é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil, espera-se que o setlist seja repleto de clássicos da carreira, além das principais composições do novo álbum "Winter Thirce".

Atualmente formado por Pål Mathiesen (vocal), I.C.S. Vortex (baixo/vocal), Lars A. Nedland (teclado/vocal), Baard Kolstad (bateria), Øystein Garnes Brun (guitarra) e Jens F. Ryland (guitarra) o Borknagar se apresenta em São Paulo, no Hangar 110, nesta quarta-feira.

Cansado dos aspectos brutais da banda Molested, Øystein Brun montou o Borknagar com o objetivo de explorar uma saída mais melódica de expressão, inspirada pelo crescimento do black metal norueguês estava experimentando e também já pensando em ultrapassar os limites do que era denominado a música "tradicional" extrema.

Com a ousadia de recrutar verdadeiras estrelas do black metal norueguês como Infernus (Gorgoroth), Grim (Immortal/Gorgoroth), Ivar Bjørnson (Enslaved), Garm (Ulver/Head Control System/ Arcturus), Øystein Brun fez do Borknagar uma máquina pronta para disseminar sua arte por toda Europa.

O Combate Rock conversou com o guitarrista Øystein Brun que falou sobre o novo álbum e sua ansiedade em tocar no Brasil. Confira!

Combate Rock: Você vem ao Brasil para promover o novo álbum "Winter Thirce". Como tem sido a turnê até agora?

Øystein Brun: Até agora "Winter Thrice" tem se saído muito bem. Já fizemos uma turnê europeia e vários festivais apoiaram o novo álbum. Agora estamos ansiosos para continuar a aventura na América Latina.

Combate Rock: Como foi o processo de composição do novo álbum e onde ele foi gravado?

Øystein Brun: O processo de composição foi ótimo. O único problema foi que o nosso vocalista Vintersorg teve um grave acidente no meio da gravação do álbum, por isso tivemos que adiar o lançamento do álbum cerca de meio ano. O álbum foi gravado em vários estúdios. Fizemos a bateria no estúdio Toproom, a maioria das  gravações de guitarra no meu estúdio, vocais no estúdio de Kristoffer "Garm" Rygg, no estúdio de Vintersorg e assim por diante. O álbum foi mixado e masterizado por Jens Bogren no estúdio Fascination Street na Suécia.

Combate Rock: Winter Thrice não é apenas o seu 10º álbum com Borknagar, mas também marca 20 anos desde o lançamento do seu primeiro álbum auto-intitulado. Que tipo de surpresas você tem na manga para esta ocasião importante?

Øystein Brun: Não tenho certeza se temos grandes supresas na manga, mas posso prometer-lhe uma apresentação apaixonada.

Combate Rock: É muito legal ver o vocalista Christopher "Garm" Rygg de Ulver retornando ao Borknagar para cantar algumas músicsa. Como isso aconteceu e em quais músicas ele apareceu?

Øystein Brun: Sim, Garm fez vocais nas músicas "Winter Thrice" e "Terminus". Uma vez que este foi o nosso 10 º álbum e, nesse momento, exatamente 20 anos desde que eu e Garm nos falamos pela primeira vez para gravar os vocais para o álbum de estreia, foi o momento perfeito para voltar juntos para algumas músicas e fazer este álbum especial. Então nós fizemos. Foi realmente ótimo poder trabalhar com ele novamente, a magia ainda estava lá.

Combate Rock: Que histórias você conta neste álbum? Quando se trata de trabalhar com ideais filosóficas nas letras, como isso molda a sua vida pessoal?

Øystein Brun: Bem, em termos gerais, as letras tratam da perspectiva básica da vida – vida e morte. A ascensão e queda. Além disso, eu realmente quero que o ouvinte abrace seu próprio pensamento em torno das letras.

Combate Rock: Qual é o significado por trás do título Winter Thrice?

Øystein Brun: Winter Thrice tem diferentes camadas de significado. Mas antes de tudo refere-se aos "três invernos" que de acordo com a mitologia do Norte foi o interlúdio com a queda do homem.

Combate Rock: Você vai se apresentar no Brasil, em São Paulo, mais especificamente. Quais são as suas expectativas?

Øystein Brun: Realmente ansioso por isso, pois temos tantos amigos, fãs e família de metal no Brasil. Vamos fazer história nestes shows.

Combate Rock: Você pode contar algo do repertório?

Øystein Brun: Não quero revelar muito. Mas temos uma boa seleção de músicas que abrange toda a história musical da banda. E vamos tocar algumas músicas do novo álbum "Winter Thrice".

Combate Rock: Para concluir, muito obrigado pela entrevista e pelo seu tempo. Deixe uma mensagem para seus fãs no Brasil.

Øystein Brun: Obrigado pelo apoio Thiago! Estamos muito ansiosos para esta aventura. Vamos elevar a bandeira do metal e ter algum tempo realmente bom com nossos fãs. Espero ver todos vocês lá!

SERVIÇO SÃO PAULO

Data: 22 de março de 2017 (quarta-feira)

Local: Hangar 110 End: Rua Rodolfo Miranda, 110 – Bom Retiro (Metrô Armênia)

Hora: 19:30 |

Showtime: 21h

Classificação etária: 14 anos

Estacionamento: locais ao lado da casa (sem convênio)

Estrutura: ar-condicionado, acesso para deficientes, área para fumantes 

SETORES/VALORES*: – Pista: R$ 120,00 (promocional/antecipado com 1 KG de alimento) –

Camarote: R$ 170,00 (promocional/antecipado com 1 Kg de alimento) * para não estudantes.

Doe um kilo de alimento na entrada da casa no dia do evento e pague meia entrada.

# PONTO DE VENDA (sem taxa de serviço): Galeria do Rock (loja 255) # COMPRA PELA INTERNET – http://www.clubedoingresso.com/borknagar-sp

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock