Topo

Guitarrista Hard Alexandre deixa a banda Busic

Combate Rock

17/03/2017 07h00

Marcelo Moreira

Banda Busic: Hard Alexandre é o segundo da esq. para a dir. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Tudo parecia que ia bem, desde o comecinho, em 2016, com a Busic Gang, que depois se transformou na banda Busic, que acaba de lançar um CD muito bom, com músicas em português. Mas eis que as coisas voltaram a ficar um pouco mais complicadas na vida dos irmãos Andria e Ivan Busic (ex-Dr. Sin).

Em curta mensagem publicada no Facebook, a banda Busic informa que o guitarrista Hard Alexandre não faz mais parte do grupo e que saída se deu "por motivos internos".

Embora reconhecido uma "importante contribuição" e agradecendo pelo período em que esteve na banda, o comunicado esclarece que Alexandre gravou apenas alguns solos nas músicas do CD "Busic", já que "o trabalho estava praticamente concluído quando ele foi efetivado – Andria foi o responsável pelas guitarras do disco".

Para os compromissos já agendados, como alguns shows no Estado de São Paulo, o grupo anuncia que vai mantê-los e um substituto será providenciado – provavelmente será o amigo Jaéder Menossi, da banda Pop Javali.

Em sua página no Facebook, Hard Alexandre foi sucinto e contundente: "Anuncio minha saída dos Busic por motivos de postura POLÍTICA, já que não posso expor minhas posições e exercer meu direito de liberdade, como ser social e humano. Agradeço os momentos que passamos juntos e desejo a eles muito sucesso e progresso."

Em conversa com o Combate Rock, o baixista e vocalista Andria Busic afirmou que foi o guitarrista que decidiu sair.

"Ele é militante e um apaixonado por política, tem as opiniões dele e gosta de expô-las e defendê-las. Eu e o Ivan explicamos a ele que a banda Busic não trata de política, de religião e futebol em entrevistas e depoimentos públicos, assim como nas músicas. É uma postura que sempre adotamos e ele não entendeu essa questão e não concordou com essa postura. Não houve briga. Ele preferiu a política à música nesta questão", afirmou o baixista.

Para o músico, a questão é delicada porque, como músico de uma banda que tem aspirações e uma bagagem grande, as posições de um membro militante agressivo podem ter consequências para o grupo.

"O momento da música não é o melhor, menos ainda para o rock. E quando se discute política agressivamente, envolvendo termos inadequados, isso pode suscitar retaliações. No Facebook, o Hard muitas vezes entra e debates com muitas ofensas, inclusive a jornalistas e veículos de comunicação. Isso pode afetar a imagem da banda, mas ele não concordou e decidiu sair", conclui Andria Busic.

Momento promissor interrompido

O CD da banda Busic foi um sopro de qualidade e alguma novidade no hard rock nacional quando foi lançado, há dois meses, e os planos eram ambiciosos para divulgá-lo.

Ao vivo, Hard Alexandre mostrou um estilo próprio, com muito feeling e totalmente bluesy, em contraste com a técnica estonteante de Edu Ardanuy, companheiro dos irmãos no Dr. Sin. Ainda que as guitarras do álbum tenham sido executadas por Andria, solos importantes foram gravados por Alexandre.

De qualquer forma, foram divergências internas a respeito de muitos assuntos, principalmente musicais, que acabaram selando a saída do guitarrista da banda Busic, que segue normalmente as suas atividades, com o canelamento de apenas uma apresentação no Estúdio ShowLivre.

Chama a atenção, entretanto,a  rapidez com que as divergências surgiram e a rápida conclusão, que culminou com o desligamento de Alexandre.

Quando o Dr. Sin acabou de forma surpreendente, em plena divulgação do ótimo álbum "Intactus", o último da banda, o motivo também girou em torno de um relacionamento deteriorado, com muitas divergências, com o mestre Edu Ardanuy – neste caso, o processo foi longo e, aparentemente, menos traumático.

Leia abaixo o comunicado da banda Busic:

"Gostaríamos de anunciar que o guitarrista Hard não está mais na banda BUSIC por motivos internos.

Queremos deixar aqui nosso agradecimento pela contribuição que ele deu no CD, mesmo que tenha sido apenas gravando a maioria dos solos, pois quando foi convidado o CD estava praticamente pronto, com as guitarras gravadas pelo Andria Busic, incluindo alguns dos solos.

A participação e talento do Hard somou muito à banda.

A banda BUSIC segue firme e forte e, como sempre, o destino tem seus caminhos.

Desejamos sucesso e tudo de melhor na vida dele."

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock