Topo

A viagem lisérgica e pesada do Samsara Blues Experiment chega ao Brasil

Combate Rock

10/03/2017 15h58

Marcelo Moreira

Samsara Blues Experiment (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Samsara Blues Experiment (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Foi um pouquinho antes de o grunge empestear o mundo com sua depressão e falta de habilidade musical e um pouquinho depois do auge do hard rock de estilo californiano. De repente, os Black Crowes estouraram no início dos anos 90 com "Remedy" e pronto, os anos 70 voltaram ser bem legais, cultuados e buscados.

Hoje o chamado som stoner, seja o rock ou o metal, talvez seja o subgênero que mais cresce no mundo, com bandas surgindo em todos os lugares, e ganhando grandes representantes também no Brasil, como Marrero e King Bird.

Nos últimos 20 anos, Estados Unidos, Suécia e Alemanha disputaram o título de maiores celeiros de bandas que tocam esse tipo de música, com uma vantagem para os alemães.

Se os suecos apresentaram coisas ótimas como Grand Magus, Spiritual Beggars e The Hellacopters, os germânicos contra-atacaram com Siena Root, Kadavar e Samsara Blues Experiment.

De todas as bandas desse estranho mundo retrô, talvez a Samsara seja a mais estranha de todas, misturando peso, psicodelia e rock progressivo para desembocar isso tudo em um stoner viajandão – e bem legal.

Com dez anos de atividades e três álbuns lançados em meio a incansáveis turnês pela Europa e Estados Unidos, os alemães do Samsara Blues Experiment farão uma miniturnê pela América do Sul.

O primeiro show no país, após os compromissos no Chile, Uruguai e Argentina, acontece dia 8 de março em Porto Alegre (RS), no Riff.e Bar, na inédita edição do Hocus Pocus Festival no Sul, com abertura da Mar de Marte.

No dia 9 é a vez de Florianópolis (SC) receber o trio alemão no Célula Showcase, e a banda nacional convidada é a Elevador, de Itajaí. Dia seguinte, 10, o show é em Belo Horizonte (MG), no Stonehenge Rock Bar, com abertura das bandas locais Pesta e Duna, Brisa & Chama.

São Paulo é a próxima parada, no dia 11, com participação de Saturndust e Hammerhead Blues, no antigo Inferno Club (hoje temporariamente chamado Augusta 501).

Finalmente, para encerrar o giro brasileiro em grande estilo, os alemães participam da edição carioca do Hocus Pocus Festival num domingo, 12 de março, com abertura de Aura e Psilocibina.

A mente criativa por trás da Samsara Blues Experiment, fundada em 2007, é o guitarrista/vocalista Christian Peters, que também toca cítara, sintetizadores e outros instrumentos que dão ambientação oriental à sonoridade da banda. As composições se condensam em um caldeirão de psicodelia imersa em rock, doom metal, raga indiano, folk e thrash metal, além do blues;

A banda está em fase de gravação do quarto disco, com previsão de lançamento para meados de 2017, e promete apresentar ao público brasileiro algumas músicas inéditas. O setlist será composto ainda por faixas do já considerado clássico disco de estreia, "Long Distance Trip", intercaladas com composições dos álbuns posteriores.

Serviço 

 

10 de março

Samsara Blues Experiment em Belo Horizonte

Abertura: Duna, Brisa & Chama e Pesta

Local: Stonehenge Rock Bar

Horário: 22 horas

Ingressos: https://www.sympla.com.br/samsara-blues-experiment-alemanha–duna-brisa-e-chama-e-pesta__102815

 

11 de março

Samsara Blues Experiment em São Paulo

Abertura: Hamemerhead Blues e Saturndust

Local:  Clash Club – rua Barra Funda, 969, São Paulo

Horário: 18 horas

Ingressos: https://www.sympla.com.br/samsara-blues-experiment-em-sao-paulo—11-de-marco-a-partir-das-18h__106463

 

12 de março

Samsara Blues Experiment no Rio de Janeiro (Hocus Pocus Fest)

Abertura: Psilocibina e Aura

Local: Cais da Imperatriz

Horário: 17 horas

Ingressos: https://www.sympla.com.br/hocus-pocus-festival-2017—rio-de-janeiro—12-de-marco__115391

Pontos de venda:
 
Yoga Punx – Rua Doutor Cândido Espinheira, 156 – Perdizes
(11) 94314-7955
Volcom – Rua Augusta, 2490 (apenas em dinheiro)
(11) 3082-0213Loja 255 na Galeria do Rock
(11) 3361-6951Ratus Skate Shop – Rua Doná Elisa Fláquer, 286 – Centro, Santo André
(11) 4990-5163

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock