Topo

Bar que vende música e acessórios de rock, uma ideia que deve ser resgatada

Combate Rock

16/01/2017 07h00

Marcelo Moreira

Entrada da loja da GruTa Rock Shop, ao lado da Gruta Rock Bar (FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

Entrada da loja da GruTa Rock Shop, ao lado da Gruta Rock Bar (FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

A ideia está longe de ser original, e reapareceu tarde demais, talvez. Entretanto, pode ser uma possibilidade bem concreta de aliar interesses de consumidores, músicos e proprietários de bares que se dedicam ao rock e ao blues.

Aparentemente, A Gruta, em Santo André, é o único rock shop bar da Grande São Paulo na atualidade. Encravado no centro da cidade, na rua Coronel Abílio Soares, quase esquina com a movimentada avenida Coronel Alfredo Fláquer, em cima da avenida Perimetral, o bar é um oásis para quem gosta de boa música e bebida de qualidade.

Primeiro surgiu o bar, que virou referência para músicos brasileiros e estrangeiros na Grande São Paulo. Warrel Dane, por exemplo, é figurinha fácil por lá – o cantor norte-americano liderou as bandas Sanctuary e Nevermore.

Ali também foi o ponto de encontro dos fãs da banda de heavy metal israelense Orphaned Land, quando esta veio ao Brasil por duas vezes – isso para não falar de integrantes das bandas brasileiras Necromancia, Seventh Seal, Necromesis e muitas outras.

Com várias televisões e uma mesa de sinuca, o ambiente mistura o clima de pub inglês com o de boteco texano de estrada – e incrivelmente dá certo.

Recentemente, a Gruta agregou uma lojinha com CDs, DVDs, camisetas e uma vasta gama de acessórios e artigos relacionados ao rock, como canecas, bonés, relógios de parede, copos, isqueiros e várias outras coisas.

Curiosamente, foram poucas as iniciativas que juntavam esses vários itens na Grande São Paulo desde os anos 80. Na mesma Santo André, 20 anos atrás, o ótimo bar Jazz & Blues reunia excelente música ao vivo, boa comida e venda de CDs de artistas consagrados nacionais e estrangeiros que frequentavam a casa, que desapareceu no início dos anos 2000.

Em São Paulo, nos anos 90, ocorreram tentativas incipientes de unir bares e venda de música nos bairros de Pinheiros e no Bixiga, na região central da cidade.

Praticamente todas as iniciativas fracassaram porque a venda de CDs, DVDs, livros e até obras de artes plásticas nunca foram levadas a sério, era atividades marginais e consideradas meros penduricalhos. Nem mesmo os artistas que tinham seus CDs para vender levavam a sério a iniciativa.

Um bar de rock que decida por vender não só bebidas e comida, mas também itens relacionados à música, certamente tem potencial para ser um veículo importante para a divulgação de novas bandas e artistas, em uma parceria em que todos ganham.

Leitores atentos do Combate Rock informam que existem bares na região da rua Augusta (Baixo Augusta), em São Paulo, que também vendem CDs e DVDs (shows e filmes) – não necessariamente são bares roqueiros.

Essas iniciativas precisam ser mais difundidas e divulgadas, de forma que a ambição seja quase irrefreável – que tais bares transcendam e se tornem centros culturais, como difusores de boa música e cultura em geral.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock