Topo

'Machine Messiah' inova e expande as possibilidades do Sepultura

Combate Rock

13/01/2017 07h00

Marcelo Moreira

sepulturamachinemessiahcd

As recentes apresentações dos irmãos Max e Iggor Cavalera no Brasil – curiosamente abandonando temporariamente o nome da banda Cavalera Conspiracy – mais uma vez acirraram a guerra internética sobre a disputa entre os dois músicos e a atual encarnação do Sepultura, comandada pelo guitarrista Andreas Kisser.

Vinte anos após a traumática separação, com a saída de Max (e dez anos depois, de Iggor), as feridas foram novamente cutucadas e reabertas por gente que gosta de polêmica, por mais vazia que seja.

Oscilante e intermitente, Max novamente fez questão de manter a contradição em alta – ora menospreza o Sepultura pós-1996, ora acena com afagos dizendo que "seria bem legal uma reunião, ainda que temporária, da formação clássica".

A julgar pela disposição de Kisser e do baixista Paulo Júnior, nada mudará em relação ao status quo: a reunião não vai acontecer e o Sepultura seguirá em frente, até porque "Machine Messiah", o próximo disco da banda, foi lançado nesta sexta-feira 13, 13 de janeiro, e promete ser o melhor do grupo desde "Kairos".

Aos irmãos Cavalera, restará reativar em breve o Cavalera Conspiracy, mais próximo do new metal, após o encerramento da turnê arqueológica que relembra os 20 anos do lançamento de "Roots".

"Machine Messiah" é o melhor argumento contra qualquer tentativa de reunião da formação clássica, que ocorreria por qualquer motivo, menos aquele que realmente importaria – a celebração de existência da maior banda de rock que o Brasil já produziu.

Mais coeso do que "Dante XXI", mais pesado do que "Nation" e "Against" e mais diversificado do que "Kairos", "Machine Messiah" corre o risco de ser o melhor álbum do Sepultura com Derrick Green nos vocais.

As letras e os temas foram incrementados de tal forma que fica difícil fazer qualquer comparação com o que foi feito na era Max/Iggor Cavalera. As diferenças são brutais, e não necessariamente para melhor – essa não é a questão. São dois universos completamente distantes.

Pode soar herético para quem sempre admirou o peso e a brutalidade do Sepultura, mas o som da banda está cada vez mais hermético e sofisticado, nas acepções positivas dos termos.

Se pudéssemos impregnar um "conceito" ao que o quarteto faz nesta altura de seus 32 nos de carreira, podemos dizer que hoje fazem um metal extremo progressivo.

Os conceitos ficaram mais dinâmicos e elaborados, assim como as performances dos músicos. Infelizmente o Sepultura da atualidade é uma banda subestimada, atrelada sem querer a um passado glorioso, mas cada vez mais distante.

A opção pelo sueco Jens Bogren para a produção foi um dos acertos, já que a sonoridade está mais encorpada, ao mesmo tempo em que os arranjos foram valorizados, como em "Phantom Self", com seus riffs matadores e adição de linhas de violino de muito bom gosto.

Se "I Am the Enemy" mostra o metal brutal de sempre, com suas linhas retas e seu peso descomunal, "Cyber God" abusa da inventividade e da inovação, com timbres de guitarra surpreendentes e um trabalho ótimo no baixo e na bateria.

Se não fosse o bastante, a faixa instrumental "Iceberg Dances" sepulta qualquer possibilidade de aproximação entre o que o Sepultura faz atualmente e o que os irmão Cavalera prensam em termos musicais – a distância é de anos-luz.

Os caminhos em busca da inovação e da reinvenção são bem distintos – Max Cavalera, seja com o Soulfly ou com o Cavalera Conspiracy, busca novidades em uma vertente mais moderna e tecnológica; o Sepultura, por sua vez, opta pelo extremismo impregnado de diversidade, enfatizando a versatilidade, mas mantendo um viés tradicional.

Os resultados em termos de aceitação do público são bem semelhantes, embora artisticamente o Sepultura esteja um pouco à frente, seja em termos de qualidade, seja em termos de ousadia. Seja como for, "Machine Messiah" é mais uma barreira a qualquer tentativa de reunião da formação clássica.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock