Topo

Com álbum clássico de estreia, The Doors escancarava há 50 anos as portas da psicodelia

Combate Rock

08/01/2017 07h39

Ricardo Gozzi – do site Roque Reverso

the-doors

O álbum "The Doors" completa na primeira semana de 2017 nada menos que 50 anos desde seu lançamento, em 1967, e cada audição parece uma nova viagem. O primeiro LP do quarteto formado por Jim Morrison, Robby Krieger, Ray Manzarek e John Densmore é, sem dúvida, um dos melhores álbuns de estreia de uma banda de rock em todos os tempos. É preciso desenhar que se trata do The Doors? Acredito que não.

O lirismo de Jim Morrison acabou por situar o Doors como uma das primeiras bandas a experimentarem sucesso comercial juntando rock e boas letras. Bob Dylan já vinha fazendo o mesmo – e com mais competência – antes do Doors, mas a psicodelia do quarteto californiano daria o tom de um dos períodos mais importantes da história do rock.

Antes de Jim Morrison e Bob Dylan, raras letras escapavam à farofa. Não que boas letras tenham deixado de ser exceção, mas falemos de "The Doors".

Sobram poesia, referências literárias e irreverência no disco de estreia da banda californiana, lançado em 4 de janeiro de 1967 pela Elektra depois de a Columbia não ter honrado seu contrato de produção com o quarteto.

A abertura arrebatadora de "Break on Through (To The Other Side)" simplesmente impede o ouvinte de pensar em desistir do restante do álbum. A faixa escancara as portas da percepção – o nome da banda saiu de uma referência aos escritores Aldous Huxley e William Blake – para a psicodelia e reflete a intensidade com que o Doors deixaria sua marca na história.

O lado A segue viagem com "Soul Kitchen", "The Crystal Ship", "Twentieth Century Fox" e "Alabama Song", parte da sátira de Bertolt Brecht aos sermões de Martinho Lutero musicada por Kurt Weill para a ópera "Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny", proibida pelo regime nazista na Alemanha e resgatada na década de 1960. Para finalizar a primeira parte do LP, "Light My Fire". É uma sequência pra deixar o caboclo desnorteado.

E se o ouvinte não ficar desnorteado de cara, que passe então para o lado B, inaugurado pela sacana "Back Door Man", do bluesman Willie Dixon. A audição segue com "I Looked at You", "End of the Night" e "Take as it Comes" para então encerrar com a épica "The End", portadora do extenso e viajante poema incidental que renderia a Morrison o apelido de "Rei Lagarto".

Então você descobre que a obra-prima produzida por Paul A. Rothchild, com mais de 20 milhões de discos vendidos em todo o mundo, foi gravada em apenas seis dias numa mesa de quatro canais, sendo que o quarto canal foi usado na maior parte das vezes para overdubs.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock