Topo

A despedida de Lemmy dos palcos, em CD e DVD nacionais

Combate Rock

01/01/2017 07h36

Marcelo Moreira

Motorheadcleanyourclockreview

Não é uma tarefa fácil escutar ou ver um dos últimos shows que Lemmy Kilmister fez à frente do maravilhoso Motorhead. "Clear Your Clock", o combo que inclui CD e DVD registrando trechos das duas últimas apresentações da banda, nos dias 20 e 21 de novembro de 2015, em Munique, na Alemanha, é comovente por explicitar a paixão e o esforço do baixista e vocalista para permanecer no palco. Mas também é dramático por evidenciar que a idade e os problemas de saúde estavam cobrando o seu preço.

De qualquer forma, os novos lançamentos não deixam de ser um belo tributo ao músico morto em dezembro de 2015, aos 7o anos de idade, devido a um câncer no cérebro. É um epitáfio perfeito para uma das mais intensas e brilhantes carreiras dentro do rock.

O pacote havia sido lançado na Europa, e chega ao Brasil com um ano de atraso – mas chegou, graças ao investimento do tradicional selo paulista Hellion Records, que um dia também foi uma das melhores lojas de CDs e DVDs da Galeira do Rock.

A primeira edição foi lançada de forma limitada a 1000 cópias para colecionadores e trará um pop-up com a foto da banda no palco.

Esforço e perseverança

Quem ouviu a edição especial do álbum "Aftershock", de 2013, já percebia que o esforço era grande para que Lemmy mantivesse o pique.

O segundo CD, bônus, trazia uma apresentação ao vivo de 2012, logo depois que o Motorhead tinha retomado o calendário de shows. Desde 2010, várias apresentações da banda tinham sido canceladas por conta de uma série de problemas de saúde do baixista e vocalista.

Lemmy parecia fazer mais esforço do que o normal e a voz estava desgastada, ficando evidente nas músicas mais pesadas e rápidas, que exigiam mais esforço.

Em "Clear Your Clock", o clima é bom e festivo, como sempre, mas o áudio entrega logo na primeira música, a clássica "Bomber", a voz está sem potência, com Lemmy respirando de forma um pouco diferente.

Na sequência, em "Stay Clean", o baixista e vocalista procura manter o pique, ainda que com mais esforço. A faixa carece de seu vigor original, mas ainda assim o trem segue em frente.

Não houve vacilos, é evidente, mas fica claro que o trio já esteve em dias muito melhores. Em circunstâncias normas, jamais seria editado e lançado. Com a morte de Lemmy após seus conhecidos problemas de saúde, torna-se um documento importante até pela gana de estar no palco e querer tocar de qualquer forma.

Em "Metropolis" e "Over the Top" o grupo retoma o fôlego, mas a primeira, que é uma das cinco melhores do Motorhead, é executada sem o brilho e a força habituais. Phil Campbell mostra muita qualidade na execução de sua guitarra, como é de praxe, mas fica faltando algo a mais, um volume maior, uma densidade que a música pede.

Celebração

O registro está longe de ser uma apresentação ruim, mas é uma performance que não é costumeira, e a principal evidência é a apática execução do hino "Overkill", já no final do trabalho. Nesta, toda a banda pareceu sentir a atmosfera de extremo esforço despendido por seu líder.

Esqueça a qualidade e os problemas que eventualmente ocorreram. "Clear Your Clock" tem de ser apreciado e curtido pelo seu principal significado, que é o registro histórico das últimas apresentações de Lemmy e do Motorhead.

É um tributo à perseverança e à paixão pelo palco, pela música e pelo peso. Mais ainda, é uma celebração do rock como força cultural incomparável. Ver e ouvir Lemmy no palco de Munique é triste, mas também é comovente e inspirador.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock