Topo

'Papai Noel Velho Batuta', o hino roqueiro de protesto de todos os Natais

Combate Rock

25/12/2016 07h45

Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos: Mao é o de jaleco branco (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos: Mao é o de jaleco branco (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mais podre do que nunca, e um verdadeiro hino político-ideológico. "Papai Noel Batuta", hino gravado pela banda punk Garotos Podres em 1985, continua sendo uma das favoritas do período natalino, ainda que, em boa parte das vezes, soe mais como uma paródia de si mesmo – ou seja, com muita gente jogando a letra bem sacada e bem humorada no mesmo saco de músicas que abusam da ironia e do sarcasmo adolescentes, como as do Ultraje a Rigor, e da pura besteira escatológica infantil dos Mamonas Assassinas.

Artista engajado, politizado e importante ativista social, José Rodrigues "Mao" Júnior, hoje ex-vocalista dos Garotos Podres, também é um professor universitário de história.

Cada vez mais crítico da sociedade de consumo, das políticas públicas de governos tão díspares como os de PSDB e PT e do capitalismo em geral, ainda mantém acesa a chama do ativismo político na música por meio das letras de protesto de sua nova banda, O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos, mantendo a mesma pegada de quase 30 anos atrás.

"Era um tempo sombrio, final do regime militar e início da Nova República, mas as marcas da ditadura militar e da repressão estavam frescas e recentes. Depois de muito tempo as forças de esquerda puderam se manifestar e a música foi uma forma de extravasar toda a fúria  e a frustração pelo caos político e social que o país vivia – não muito diferente do que ocorre hoje.

A canção representou uma quebra naquele momento cultural, em que a MPB fazia o mesmo de sempre e o rock nacional característico dos anos 80 apenas retratava uma juventude dos centros urbano pouco conectada com a realidade político-econômica da época", disse Mao em entrevista ao Combate Rock em 2014.

Clique aqui e leia um depoimento mais detalhado de Mao sobre a criação de sua música, e dos Garotos Podres, mais famosa emblemática, ao blog da Rádio UOL.  

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock