Topo

Músicos do Metal nacional falam sobre a importância do Black Sabbath

Combate Rock

04/12/2016 14h45

Thiago Rahal Mauro – especial para o Combate Rock

Black Sabbath (foto: DIVULGAÇÃO/GRAMMY OFFICIAL SITE)

Black Sabbath (foto: DIVULGAÇÃO/GRAMMY OFFICIAL SITE)

A banda Black Sabbath se despede neste domingo (4), em São Paulo, dos fãs brasileiros que acompanham o grupo em toda a sua carreira vitoriosa. O show será a oportunidade de ver a formação original do Black Sabbath quase completa pela última vez, na turnê "The End".

O Combate Rock conversou com diversos personagens do metal nacional para saber da relação deles com o Black Sabbath e da importância de ver grandes hits como "War Pigs", "Children of the Grave" e "Paranoid" mais uma vez.

Confira os depoimentos:

Alirio Netto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Alirio Netto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Alírio Netto – vocalista das bandas Age of Artemis, Khallice e HeavyPop

O Black Sabbath foi umas das bandas que me despertou o gosto por um rock mais denso. Iron Man e daquelas músicas que mexem com você sem nem você perceber. Os riffs hipnotizantes do Tony Iommi e a voz meio robótica do Ozzy Osbourne despertam uma força interior que você se sente indestrutível.

É triste ver o tempo chegar para nossos ídolos. Envelhecer faz parte da trajetória do ser humano e essa última turnê traz para gente que é fã um monte de sentimentos nostálgicos que nos fazem lembrar disso. Fico triste por um lado, mas entendo que sempre poderemos visitar a obra da banda através dos registros e do legado do Sabbath. Todos nós bebemos nessa fonte. Só tenho a dizer muito obrigado Black Sabbath!

Mario Pastore FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mario Pastore FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mario Pastore – vocalista das bandas Heaviest, Powerfull e Pastore

O Black Sabbath foi muito importante para mim no meu início como vocalista. Eu escutei o álbum Volume 4 quando tinha uns 14 anos e no ano seguinte eu escutei o Mob Rules da fase Dio e pirei no vocal dele. Sou muito influenciado pelo Sabbath e por esse álbum em especifico. Mas sou fã de todas as fases. Quem tiver a oportunidade de assistir com a formação praticamente completa não deve perder pois é algo histórico. Realmente vale a pena!

Leandro Caçoilo – vocalista das bandas Seventh Seal, Pit Passarell: A Viper Experience, Hardshine e Sancti

O Black Sabbath é a banda percursora do metal e sem eles não estaríamos aqui. Sou muito fã de todas as fases e gosto muito da era Dio. É uma ótima oportunidade para ver os gigantes do metal pela última vez reunidos, então se você é fã não perca esta oportunidade!

Junior Carelli – tecladista das bandas Noturnall, Shaman e ANIE

Black Sabbath foi uma das primeiras bandas que eu peguei os riffs de guitarra para passar para o teclado, pois eu achava os riffs muito pesados e musicais, o que trazia uma curiosidade de saber como soaria nos teclados. Gosto de todas as fases do Black Sabbath e sou muito fã de toda a carreira da banda.

Quem é fã de Rock e Heavy Metal merece estar nesse show, não somente músicos, mas todo mundo, pois a raiz do estilo estará nesse show. É um evento imperdível e que merece ser visto por todos.

Bento Melo – baixista da banda Sioux 66

O Black Sabbath é uma das minhas maiores influências como músico. Me apaixonei pelos riffs de guitarra do Tony Iommi pela simplicidade, peso e força que ele tem. São características que eu sempre tento utilizar quando estou compondo.

É imperdível. São três dos criadores de tudo ali juntos, é histórico. É uma pena que seja uma despedida, mas isso torna o show ainda mais especial e com certeza será um espetáculo. É um evento daqueles eventos para contar para os filhos e netos que você viu.

Ratos de Porão (FOTO: Wander Willian)

Ratos de Porão (FOTO: Wander Willian)

João Gordo – vocalista da banda Ratos de Porão

Black Sabbath é a banda mais importante de história do rock. Mudou minha vida e de milhões de jovens dos anos 70 …. Já vi na França no Hellfest e é impressionante. Acho ótimo um final digno deixando aquele gosto de quero mais para sempre.

Marcus Dangelo, Claustrofobia

Eu amo todas as fases do Black Sabbath, sem eles eu não teria descoberto esse estilo musical que é uma filosofia de vida para mim. Qualquer pessoa que goste de Heavy Metal ou Rock and Roll com atitude e sombrio tem a influência direta ou indireta do Black Sabbath, gostando ou não.  São os criadores e sua música é eterna e atemporal.

Mesmo sendo uma turnê anunciada como a despedida sinceramente não acredito muito nisso esses caras superaram muitas coisas, acredito que passe um tempo e os caras resolvam fazer outra turnê. A vida e curta e eles ainda fazem a cabeça do mundo do Heavy Metal. Independente disso sua música é atemporal e eterna.

 Jonas Cafaro, baterista do Matanza

O Sabbath é daquelas bandas que ajudaram a definir o que é rock. Desde os riffs de "Iron Man" que aprendi a tocar na escola, passando pelo clima de terror da música "Black Sabbath", ou a fase mais experimental do disco "Sabotage", até depois que o Ozzy saiu quando consolidaram o heavy metal, mas sempre com uma pegada blues. Se eles criaram isso tudo e me considero um apreciador de rock'n'roll, como não ser fanático?

Eu geralmente sou extremamente contra a famigerada Pista VIP que ocupa a frente do palco e deixa os meros mortais vendo a banda bem de longe. Mas nessa última turnê acabei comprando. É essa a importância da última turnê de uma das mais importantes bandas do século passado. Uma grande pena o problema com o Bill Ward, eu como baterista gostaria muito de vê-lo no palco.

Marcão, ex Charlie Brown Jr

O Black Sabbath foi o principal responsável por eu tocar guitarra, eles são os pais do Heavy Metal!! Fizeram o que considero mais valioso na música; criaram um estilo próprio é influenciaram gerações. É uma oportunidade rara de assistir o Sabbath com Ozzy no vocal. É a fase que mais gosto, já assisti com o Dio e foi um dos melhores shows da minha vida! Vai ser inesquecível!!

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock