Topo

Márcio Abdo e Milto Castelli encabeçam projeto que leva blues a trens em SP

Combate Rock

27/10/2016 06h37

Marcelo Moreira

Márcio Abdo ( esq.) e Milton Castelli no VLT da Baixada Santista, em sentembnro passado (FOTO: DIVULGAÇÃO/BLUESDAY/SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Márcio Abdo ( esq.) e Milton Castelli no VLT da Baixada Santista, em sentembnro passado (FOTO: DIVULGAÇÃO/BLUESDAY/SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Recentemente o Combate Rock narrou a saga de dois profissionais liberais que, desempregados, tentavam ganhar algum dinheiro tocando clandestinamente nos vagões do metrô das linhas verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e amarela (Butantã-Luz), sempre com medo da ação dos seguranças, já que tal atividade, assim como qualquer tipo de venda de produtos por ambulantes, é proibida pelas empresas que administram as linhas.

E também, recentemente, houve episódios de violência em algumas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em que seguranças tentaram deter o comércio ilegal nos vagões e nas imediações das estações na Grande São Paulo – em um deles, um ambulante foi baleado nas costas quando resistiu á prisão e tentava evitar o confisco de sua mercadoria.

Diante de tais episódios desesperadores, em plena crise econômica, eis que empresas públicas de transporte, como a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a própria CPTM implantaram um programa bem legal para levar o blues e a música popular aos usuários dos trens metropolitanos da capital e da região metropolitana de São Paulo.

"Blues Day" é um dos projetos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com patrocínio da Tenda Atacado, e tem como um dos protagonistas o gaitista e cantor paulista Márcio Abdo.

Em setembro passado, por exemplo, Abdo e o multi-instrumentista Milton Castelli se apresentaram por uma hora e meia no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

Além do violão, tocaram gaitas de boca (diatônica), kazoo, que adiciona o timbre de zumbido à voz com o sopro do instrumentista, e o washboard, uma espécie de tábua de lavar, na qual é comum usar acessórios de sucata para uma maior variedade sonora (latas, bloco de madeira etc).

"Essa oportunidade é bem bacana, já que leva o blues a um público que que se surpreende com a música dentro do transporte coletivo. Tem o caráter de música de rua, de espontaneidade", diz Abdo.

O repertório inclui canções como "Got my Mojo Working", "Sweet Home Chicago", "Help Me" e "I'm Ready", entre outras.  

O projeto Bluesday é do músico Milton Castelli em parceria com a produtora Forma Cultural e a Secrearia Estadual de Cultura. A ideia é levar a cultura dos músicos de rua e o blues para públicos diferentes.

"Fizemos dois shows até o momento e temos mais 13 apresentações agendadas em várias cidades do interior. Os resultados tem sido surpreendentes. Tocar para pessoas em estações do metrô e CPTM suspreendeu muita gente. Pessoas que estão indo embora pra casa após um dia de trabalho, com todo seu cansaço e preocupações, tiveram a oportunidade de desfrutar alguns momentos de descontração com as músicas, cantando e dançando. Muitro legal", comemora Abdo.

Para mais informações acesse o site da Forma Cultural e o perfil do Facebook do Bluesday.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock