Topo

Steve Harris, 60 anos: o futebol perde um jogador; o rock ganha um gigante

Combate Rock

24/10/2016 06h37

Marcelo Moreira

Iron Maiden em 2015: banda deve vir ao Brasil em 2016 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Iron Maiden em 2015: banda deve vir ao Brasil em 2016 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Entediado e frustrado por ter de desistir de seu sonho de jogar futebol profissional por seu time do caração, um garoto decide abraçar o rock em pleno dia de Natal. Ao forma uma banda naquele dia cinzento e frio de 1975, o ex-futuro meio-campista do West Ham, de Londres, criava um gigante do rock, tão grande e importante quanto alguns de seus ídolos musicais.

Steve Harris tinha muita força física, apesar de baixo, e era mais habilidoso com a bola do que a maioria dos moleques de 18 anos de Londres daquele tempo, mas tudo isso não foi o suficiente para que abraçasse o seu West Ham.

O futuro estava no rock, mas não como baixista da banda Smiler. Era preciso que ele criasse a sua própria banda, para que não desse satisfações a ninguém. Nascia então o Iron Maiden.

São 40 anos de uma história improvável – sem falar nos 60 anos de idade de Harris, completados em 2016 -, mas de profunda perseverança e insistência. Antes dos primeiros frutos reais do trabalho intenso, foram cinco anos de ralação e muitas trocas de integrantes, até que finalmente algo começasse a acontecer. E quando aconteceu, nem um pouco por acaso, foi tudo muito rápido.

Steve Harris com o unifiorme do West ham (FOTO: SITE MAIDEN FRANCE)

Steve Harris com o uniforme do West Ham (FOTO: SITE MAIDEN FRANCE)

O consenso entre historiadores, biógrafos e o próprio Harris diz que o Maiden surgiu no dia 25 de dezembro de 1975, mas certeza, certeza mesmo, nenhum deles tem. O músico até admite que o surgimento possa ter ocorrido um pouco antes.

Não importa. A locomotiva do rock pesado iniciou a sua jornada naquele ano para atingir um patamar somente igualado como a maior manda de heavy metal que já surgiu, ao lado do Metallica.

O maior nome da New Wave of British Heavy Metal, que era visto apenas como um subproduto do punk no final de 1979 – e o vocalista Paul Di'Anno confirmava todos os indícios  – elevou o patamar de agressividade e peso no rock, alargando ainda mais a estética que tomou forma um pouco antes com os conterrâneos do Judas Priest.

Sob a mão de ferro de Harris, o Iron Maiden praticamente se tornou um sinônimo de heavy metal e um dos símbolos principais do gênero. E tudo isso surgiu graças ao fim do sonho de boleiro de um moleque de 18 anos em Londres…

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock