Topo

Arandu Arakuaa: a banda que mistura heavy metal e o idioma tupi-guarani

Combate Rock

23/10/2016 18h00

Da equipe Combate Rock

arandu_arakuaa_-_divulgac3a7c3a3o-copia

A brasilidade e o aprofundamento de temas indígenas é uma quase exclusividade, digamos assim, de uma banda interessante  pelo exotismo e pelo mergulho radical em uma proposta inusitada: fazer heavy metal no idioma indígena.

O Arandu Arakuaa, de Brasília, faz letras utilizando o tupi antigo, um idioma indígena que foi disseminado por quase todo o litoral brasileiro antes da chegada dos portugueses, em 1500.

Arandu Arakuaa ("saber dos ciclos dos céus" ou "sabedoria do cosmos" em tupi-guarani) é uma iniciativa do guitarrista Zhândio Aquino, natural do Estado de Tocantins.

Ele viveu a infância e a juventude ao lado do território dos índios Xerentes, fato que o inspirou a criar uma banda de rock pesado totalmente voltada para temas indígenas. O grupo lá lançou dois álbuns: "Kó Yby Oré" (2012) e "Wdê Nnãkrda" (2015).

Em uma boa reportagem realizada pela BBC Brasil – e publicado pelo UOL Entretenimento -, a banda ganha um perfil que ressalta o ineditismo do trabalho realizado.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DA BBC BRASIL.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock