Topo

Música de Nuno Mindelis ganha prêmio nos Estados Unidos

Combate Rock

22/09/2016 07h00

Marcelo Moreira

Nuno Mindelis (FOTO: VLADIMIR FERNANDES/DIVULGAÇÃO)

Nuno Mindelis (FOTO: VLADIMIR FERNANDES/DIVULGAÇÃO)

Guitarristas brasileiros se tornaram músicos cobiçados nos Estados Unidos, especialmente os que se dedicam ao blues. Nos últimos 18 meses, três músicos foram agraciados ou com prêmios importantes ou com indicações para a fase final na América do Norte.

O brasiliense Celso Salim venceu em duas categorias no Independent Music Awards (IMA), via júri popular. Ganhou como "Melhor Álbum de Blues – pelo trabalho em "To The End of Time, seu mais recente trabalho – , e também na categoria"Jazz com Vocais",  com a música "Leave It to the Moon", composta em parceria com Douro Moura e cantada por Bia Marchese.

Igor Prado chegou à final do Blues Music Awards, o principal prêmio de blues nos Estados Unidos no primeiro semestre. E agora é a vez do veterano Nuno Mindelis, que ganhou  o Akademia Music Awards, da Califórnia, na categoria rock, no mês de setembro.

A premiada foi a música "It's All About Love", incluída em seu último álbum, "Angels & Clowns", de 2013. A Akademia Music Awards tem bastante prestígio entre os profissionais da área de entretenimento e costuma ser um "concorrente" de peso para instituições como Grammy, Blues Music Awards e cerimônias semelhantes na área do country e do folk.

Enquanto o Grammy está relacionado diretamente à indústria, a Akademia (com filiais em Londres, Nashville e Nova York) privilegia mais o aspecto de entretenimento da coisa, com a celebração mensal da arte e elegendo destaques em vários ramos.

No enunciado de sua "missão", a Akademia se dedica ao "reconhecimento da excelência na música em todo o mundo e apoiando músicos interessados em receber um maior grau de exposição ao mercado e reconhecimento profissional por seu trabalho".

Não é a primeira vez que o guitarrista angolano radicado no Brasil é indicado para premiações no exterior.

"Angels & Clowns" é um álbum de blues excelente e foi gravado em Rhode Island, nos Estados Unidos, nos estúdios do guitarrista norte-americano Duke Robillard, que também foi o produtor do trabalho.

"Fiquei bastante feliz com essa inesperada indicação e ainda mais surpreendente premiação. No meu último álbum procurei incluir todas as minhas influências e a vitória com 'It's All About Love', que um rock bem legal, mostra que tenho conseguido diversificar meu som de forma satisfatória", diz Mindelis.

Para ele, o prêmio é a celebração de uma fase importante de sua carreira, que teve impulso justamente quando foi trabalhar com Robillard que, além de guitarrista e produtor, também trabalha como diretor de turnês de Bob Dylan.

"Angels & Clowns", o álbum, é reflexo direto do direcionamento adotado por Mindelis em busca da variedade e versatilidade. E é possível perceber um clima de certa descontração anto na execução como na própria produção.

"O álbum não teve muito planejamento, as composições surgiram de forma muito natural e acho que isso ficou impregnado, com um ar descontração e com um certo improviso. E esse frescor foi passado para as músicas e para as gravações. Foi um processo natural e estou bem satisfeito com esse reconhecimento", diz o guitarrista.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock