Topo

Notas roqueiras: Bruno Mansini, Amarelo Manga...

Combate Rock

29/07/2016 17h00

Da equipe Combate Rock

Bruno Mansini (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Bruno Mansini (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O multi-­instrumentista Bruno Mansini ​está prestes a lançar "The Golden Soul"​, o terceiro álbum da carreira. É um registro emblemático para o paulistano nascido no bairro da Mooca, que canta e toca todos os instrumentos nas 10 faixas, as quais contêm referências ao rock progressivo ­ que o lançou anos atrás no mercado fonográfico ­ em harmonia com o hard rock, new age, além de pontuais incursões de heavy metal e elementos de gêneros e estilos da música dos anos 70 e 80. Produzido pelo próprio artista, "The Golden Soul" é o último álbum de uma trilogia, cujos antecessores são"Secret Sings of Green" (2015) e "Dreams from the Earth" ​(2013).  Mansini aponta "The Golden Soul" como um trabalho de fortes influências autobiográficas, que ressalta suas impressões sobre a vida o que faz com que o trabalho reúna além de suas percepções sobre assuntos diversos, distintas estéticas musicais. O trabalho das guitarras, por exemplo, que foram gravadas pelo músico Cauê Doktorczyk mostram as novas influências do hard rock e do heavy metal, enquanto os ritmos percussivos trazem à tona tanto o universo do rock progressivo da década de 1970 quanto àquele da música pop da de 1980(AOR), além da forte referência à sonoridade oriental por meio do uso do Sitar, Tabla, Derbak e Riq, instrumentos que Mansini possui forte admiração.

– Idealizado por Julio Santa Cecília (guitarra e voz) e Rafael Frejat (voz e guitarra), o grupo carioca Amarelo Manga lança seu primeiro álbum, em formato digital, pela Deck. Intitulado "Nuca", o disco já está disponível em todas as plataformas digitais. O novo trabalho foi produzido, gravado e mixado pela banda, no estúdio Dubrou, com masterização de Rodrigo Lopes. O álbum traz nove músicas, todas de autoria de Julio e Rafael, entre elas "Geribá","Canivete Suíço", "Merthiolate" e "Sob Os Olhos de um Oceano", assinada também por Mauro Santa Cecília. Remetendo, de um lado, a um rock alternativo dos anos noventa e, de outro, a um suspiro dos anos oitenta, a banda caminha por um terreno de incertezas e convicções, que, por fim, tem um aspecto atual e próprio. O Amarelo Manga é formado ainda por Ricardo Kaplan (baixo) e contou com Leo Israel (bateria) para a gravação do disco. Para ouvir "Nuca", acesse https://www.youtube.com/playlist?list=PLTaRWr5sdDvnsorl-6eUO8o-BOQSmcJ4e.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock