Topo

Blues perde um espaço legal na Grande São Paulo

Combate Rock

22/07/2016 07h05

Marcelo Moreira

O blues perde mais um espaço bacana na Grande São Paulo. Depois do fim do projeto de música ao vivo na unidade de São Bernardo do Campo da rede Si Señor, em 2015, agora é a vez do Morrighan's Pub dizer adeus.

A casa, que também ficava em São Bernardo, encerrou as atividades e deu lugar ao bar Bernô, que aposta na batida tendência de "botecos cariocas" e dá lugar ao chorinho e ao samba nas noites de quinta a domingo.

No ABC, portanto, e de vez em quando, o blues dá as caras somente no Retro Pub – em São Bernardo, para variar. O Espaço Gambalaia, na vizinha Santo André, tem uma programação variada, mas nem sempre é possível verificar quando o blues é a atração por lá.

Com isso, e com muita razão, o CC Rider, na Mooca, zona leste de São Paulo, consolida-se cada vez mais como o grande palco dos artistas do gênero.

CC Rider, na Mooca (FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

CC Rider, na Mooca (FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

 

É ali que os principais nomes do blues paulista têm tocado – o gaitista Ivan Marcio, o pianista Adriano Grineberg, os guitarristas Filippe Dias, Edu Gomes e Marcelo Watanabe, o baixista Rodrigo Mantovani e muitos outros.

É bom lembrar que o Magnólia Bar, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, continua mantendo as suas quartas blueseiras, com atrações como o cantor e guitarrista Kim Kehl e o gaitista Val Tomato, além do onipresente Ivan Marcio.

O Morrighan's resistiu por um bom tempo e abriu as portas para o blues às quartas-feiras, sempre no formato acústico. O ambiente era bem apropriado para o gênero musical, bastante descontraído, e chegou a atrair um bom público.

Ainda existe um projeto, bem embrionário, de recriar as chamadas "Terças Blues" no ABC – só para variar, em São Bernardo – no Adoniran Bar, um local dedicado à música brasileira, ao samba e ao chorinho.

Fábio Gomes, um dos proprietários, é um aficionado do blues e por muitos anos comandou o vizinho Don Quixote Pizza Bar no começo dos anos 2000. O local ficou conhecido como a casa do blues na Grande São Paulo, com shows semanais de gente como Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado e Ivan Marcio, entre outros.

O projeto, no entanto, ainda depende de uma série de detalhes para ser implantado, inclusive com a definição de uma estratégia de curadoria. Enquanto isso, o CC Rider vai continuar reinando na Grande São Paulo.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock