Topo

Guitarrista muçulmana brasileira cria a banda Eden Seed

Combate Rock

29/06/2016 06h50

Marcelo Moreira

Não há notícias de que existam muçulmanos seguidores do Talibã, a milícia ultraconservadora e ultrarradical que assumiu o controle do Afeganistão, na Ásia, em 1996 e ficou por quase dez anos no poder. Uma de suas características é o tratamento rigoroso às mulheres, que só podem usar a burca fora de casa (tipo de roupa que cobre completamente o corpo da mulher). Em alguns países, as mulheres usam apenas o nicabe (niqab), um véu que só deixa o olhos à vista.

Entretanto, existe pelo menos uma mulher por aqui que faz questão de usar o nicabe e a burca, como prega a sua corrente dentro do Islã. O mais surpreendente, no entanto, é saber que essa mulher brasileira, muçulmana convertida, é uma guitarrista de heavy metal, um gênero musical que é repudiado em partes expressivas do mundo islâmico – o show recente do Sepultura no Egito foi simplesmente cancelado pelas autoridades.

Gisele Marie Rocha tem 42 anos e toca guitarra há mais de 20. Tem olhos verdes, mas é o máximo que as pessoas verão de seu corpo. Usa nicabe e roupas que cobrem todo o seu corpo, embora não seja uma burca.

Essa situação exótica e paradoxal já rendeu muita atenção à moça , que não é de conceder muitas entrevistas. Nós mesmos, do Combate Rock, fizemos pelo menos cinco tentativas entre 2011 e 2015 para falar com ela, sem resultados.

Ela quebrou o silêncio em janeiro de 2016, quando concedeu uma entrevista muito legal ao jornalista Tiago Dias, do UOL Música, que pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Gisele tem um trabalho autoral consistente e de boa qualidade, especialmente na primeira década do século XXI, com a banda Spectrus, além de ser uma exímia instrumentista. Evidentemente, mesmo sendo boa no que faz, não temo como fugir: é a sua condição de muçulmana usando burca e tocando heavy metal, algo que aparentemente não faz sentido, que continua chamando mais a atenção.

Depois de meses em silêncio, Gisele Marie anunciou que formou uma nova banda, o Eden Seed. Quem a acompanha são pos músicos Cláudio Marchese (vocal), Caio Caruso (baixo) e Gilberto Meneses (bateria), que optaram por fazer um thrash metal moderno e virtuoso.

O show de estreia da banda já tem data marcada: será no dia 29 de junho no Espaço Som, na zona oeste de São Paulo, apenas para convidados. A banda promete um espetáculo, acompanhado de uma dançarina árabe e um derbakista (um tipo de percussão árabe). a Eden Seed promete ser uma novidade interessante no rock pesado nacional em 2016.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock