Topo

Notas roqueiras: Magnus Rosen, Jarrah Thompson...

Combate Rock

23/06/2016 21h18

da equipe Combate Rock

shadowside1

Shadowside, agora com Magnus Rosen (primeiro da esq. para a dir.)

– O baixista sueco Magnus Rosén (ex-Hammerfall), que atualmente integra a banda brasileira Shadowside, recentemente assinou com a gravadora brasileira Furia Music Records para o lançamento mundial de seu novo álbum solo "The World Changes" e anuncia a data oficial de lançamento, que acontecerá dia 17 de junho. Para o Brasil e todo o mundo, o álbum terá seu lançamento dia 8 de julho, tanto na versão física, quanto nas plataformas digitais e mais informações poderão ser encontradas em www.furiamusicrecords.com.br. "The World Changes" é um disco instrumental em sua maior parte e mostra a versatilidade do músico sueco em um ambiente fora do heavy metal, estilo que o consagrou pelos palcos do mundo e trouxe ao músico a indicação ao Grammy sueco e discos de ouro. Este novo trabalho traz aos ouvintes uma atmosfera erudita com a melancolia nórdica, em uma obra com expressão e requinte. Os temas são interpretados em um quarteto de grandes nomes da música sueca como George Keczán (Grand Piano), Johan Stengård (Saxofone), Carolina Sandgren (Voz) além do próprio Magnus Rosén (Contrabaixo). Além dos renomados músicos suecos que atuam no CD, "The World Changes" traz também duas participações especiais de peso de estrelas do rock: Tony Martin (ex-Black Sabbath) e Anders Johansson (ex-Hammerfall). Em paralelo, o músico acaba de retornar de uma turnê de divulgação de seu trabalho solo na China, e encontra-se em estúdio junto ao Shadowside para gravando o novo CD da banda, que conta com a colaboração do guitarrista Andy La Rocque (King Diamond) na composição de duas músicas do álbum e produção de Fredrik Nordström (Arch Enemy, Evergrey, Bring me the Horizon, Hammerfall), o mesmo produtor de "Inner Monster Out".

– A experiência em viver próximo ao litoral, em Florianópolis, e da espiritualidade latente na Índia trouxe ao australiano Jarrah Thompson nova perspectivas para o trabalho com a música, que mistura blues, rock e experimentalismos psicodélicos. As mudanças, inevitáveis devido à sincera vivência fora de casa, serão pela primeira vez apresentadas em palco no Brasil, em turnê organizada pela produtora Mobcult entre 25 de junho até 16 de julho. O giro por cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, que conta com música exclusiva, composta especialmente para estes shows, terá cenas gravadas para um DVD. O retorno de Jarrah Thompson ao país, diferente das turnês anteriores, terá formato intimista, ele na guitarra e voz, acompanhado em palco de Bianca Aviaz na percussão, além de diversos convidados especiais a cada show. O australiano promete apresentações de aproximadamente 1 hora e 50 minutos com repertório que contempla inéditas versões de músicas dos álbuns 'Rio Claro', 'Stargazer' e 'Voyager'. "Compartilho uma história especial com o Brasil. Desde que comecei a excursionar por aí, em 2010, eu gravei discos, colaborei com artistas locais e viajei por diversas partes deste lindo país. Vivi em Florianópolis depois da minha última turnê e foi incrível, experimentei de verdade a cultura brasileira", conta Jarrah. A música inédita e ainda exclusiva para o público brasileiro é intitulada "To The Ocean". "É meu primeiro lançamento em mais de dois anos. Esta canção encarna o espírito desta turnê", revela o australiano sobre a atual fase bastante influenciada pelo guitarrista canadense Harry Manx, especialmente por causa do uso do banjo de seis cordas. Ao vivo, Jarrah ainda ambienta as canções com o uso da tecnologia, seja com efeitos de loopings ou bateria eletrônica, um recuso novo em seu trabalho, ele revela. "Familiarizei-me a partir de 2014 com um novo universo muito interessante às minhas pretensões".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock