Topo

Extinta em 2007, revista 'Valhalla' vira tema de curta-metragem

Combate Rock

16/06/2016 17h00

Marcelo  Moreira

documentario-valhalla-2

O sonho era enorme, quase inalcancável, mas ainda assim os garotos foram em frente. Antes do surgimento da "Roadie Crew" e no auge da qualidade da "Rock Brigade", empreendedores do interior de São Paulo resolveram criar uma revista de heavy metal que oferece uma outra visão do mercado e do mercado da música, embora não fugindo muito dos formatos tradicionais. surgia em Sorocaba a "Valhalla".

As dificuldades foram imensas, e nem mesmo uma parceria com a revista alemã Rock Hard salvou o empreendimento do precoce fim, mas ainda assim se transformou em uma importante referência para um mercado afetado pelas mudanças de hábito e avanços tecnológicos.

A iniciativa de criar a "Valhalla", que por muitos anos foi capitaneada pelo editor Eliton Tomasi, será o tema de um documentário que será exibido no próximo final de semana.

Criado por meio do apoio da Lei de Incentivo a Cultura de Sorocaba, a produção, em princípio um curta-metragem, reúne entrevistas com pessoas que fizeram parte da equipe da revista e personalidades do rock nacional. "A Valhalla sempre foi muito fiel aos leitores e aos fãs do metal", afirma Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, a respeito da revista

Foram 11 anos de um projeto que inovou nos aspectos gráficos e visuais dentro do jornalismo musical, circulando de 1996 a 2007.

O documentário tem a direção de Lucas Gervilla e Marta Schneider, e será lançado neste sábado, 18 de Junho, com quatro exibições na sala 5 dos cinemas do Sorocaba Shopping Center, em Sorocaba. As exibições acontecem das 10h às 11h e terão entrada gratuita para todos os interessados.

Intitulado "VMM – Valhalla Metal Magazine", o curta tem depoimentos de três dos principais integrantes, como o fundador e editor Eliton Tomasi, o fotógrafo Flávio Hopp, o colunista Amyr Cantusio Jr, além de personalidades do rock nacional, como o já citado Rafael Bittencourt, um dos proprietários da Die Hard Records, Fausto Mucin, entre outros.

Fundada em julho de 1996 ainda no formato fanzine, a Valhalla teve um total de 42 edições publicadas ao longo de 11 anos de atividades.

Nesse período, chegou a fazer parte do rol de publicações da editora HMP, também responsável por outras revistas de destaque do mercado editorial voltado a música, como a "Cover Guitarra", "Cover Baixo, Batera e Percussão", entre outras.

Nos dois últimos anos de atividades, passou a ser lançada no Brasil como a versão nacional da revista alemã Rock Hard, sendo então chamada Rock Hard-Valhalla.

Para o diretor Lucas Gervilla, que também chegou a ser colaborador da revista, trabalhar neste documentário foi um desafio. "O formato cinema documentário é sempre um desafio, pois cada filme apresenta suas particularidades. No caso do VMM o desafio foi contar em 15 minutos uma história de mais de uma década e que envolveu um número enorme de pessoas, inclusive eu. Ser colaborador da Valhalla foi meu primeiro trabalho dentro da área de comunicação, isso faz com que eu tenha um carinho especial pela revista."

Ainda de acordo com o diretor, a ideia do filme foi não ter uma pauta pronta, mas permitir que os entrevistados falassem livremente sobre suas memórias da revista.

"A partir desses bate-papos fomos pensando em como construir uma narrativa que contemplasse esses 11 anos de Valhalla. O resultado foi bastante satisfatório. O público pode esperar um filme que resgata o espírito do faça-você-mesmo que a Valhalla sempre teve. Esperamos que isso traga boas lembranças aos antigos leitores e instigue as pessoas que não chegaram a conhecer a Valhalla a procurarem por uma crítica especializada e sem papas na língua", diz Gervilla.

Sobre a importância da "Valhalla" para o mercado editorial musical brasileiro, o ex-diretor da Editora HMP, Márcio Masulino Alves, em entrevista para o documentário, resumiu bem: "A 'Valhalla' foi uma revista que marcou época e está fazendo muita falta. Por mais que hoje você tenha muita informação, a fonte e a qualidade nem sempre são confiáveis."

Além das exibições no cinema, o documentário "VMM – Valhalla Metal Magazine" terá 1500 cópias físicas em DVD distribuídas gratuitamente e em breve estará disponível no Youtube.

Serviço:

Sessões de estreia do documentário "VMM – Valhalla Metal Magazine"
Data: 18 de Junho  
Local: Sala 5 do Sorocaba Shopping Center (Av. Afonso Vergueiro, 1700 – Centro) Horários: 10:00 / 10:30 / 11:00 / 11:30 Ingressos: Entrada Franca (capacidade para 331 pessoas por sessão) Informações: (15) 3232-2757 / (15) 3232-1135

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock