Topo

Álbum ‘Pet Sounds’, do grupo Beach Boys, completa 50 anos

Combate Rock

29/05/2016 16h09

do site Roque Reverso

pet-sounds

O dia 16 de maio de 2016 marca os 50 anos do álbum "Pet Sounds", do lendário grupo norte-americano The Beach Boys. Décimo primeiro trabalho de estúdio da banda, o disco é considerado um verdadeiro marco na carreira do conjunto musical e uma obra de grande influência no rock e na música pop como um todo.

Se, antes do "Pet Sounds", o Beach Boys era considerada aquela banda de rock animadinha de surf music da Califórnia, depois do disco, a avaliação da crítica musical passou a ser de que o grupo havia gravado um álbum com conteúdo mais sofisticado e rico em efeitos e melodias bem estruturadas.

A inovação do clássico "Pet Sounds" tem um mentor: Brian Wilson.

Membro decisivo do Beach Boys, ele até hoje é respeitado, dentre tantos outros fatores, pela guinada dada ao grupo.

Com uma série de instrumentos musicais usados nas gravações, o disco é considerado algo muito importante no desenvolvimento do rock e da música pop como um todo, inspirando músicos e grupos até a atualidade.

"Pet Sounds" foi gravado entre julho de 1965 e abril de 1966. Não bastasse a criação e a elaboração das várias composições, Brian Wilson também foi o produtor do álbum.

Para diversas publicações especializadas, "Pet Sounds" já foi eleito até como o disco "Número 1" do rock em importância. Exageros à parte, em 2003, foi classificado como "Número 2" na lista dos 500 melhores álbuns de sempre feita pela revista Rolling Stone. Também está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock