Topo

Maximus Festival anuncia elenco e agrada por sua ousadia

Combate Rock

21/05/2016 07h00

Marcelo Moreira

maximus

Uma surpresa e uma esperança de algo diferente no panorama dos festivais. O Maximus Festival, anunciado para ocorrer no dia 7 de setembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo, surpreendeu porque ousou ao estabelecer um elenco de bandas que foge dos medalhões e das figurinhas de sempre.

Apostar nos alemães do Rammstein como atração principal foi um ato corajoso. O grupo de metal que flerta com o industrial e com o heavy tradicional canta em alemão, e é gigante na Europa, mas ainda não é um grande nome na América do Sul, apesar de ter aberto o show do Kiss em São Paulo, em 1998.

No entanto, Rammstein é uma atração que pode muito bem mostrar que há espaço para nomes fora do radar e se tornar alternativa para nomes frequentes em palcos brasileiros, como Iron Maiden, Kiss, Whitesnake e muitos outros.

Marilyn Manson e Disturbed, bandas norte-americanas que fazem um som pesado e, de alguma forma, alternativo, reforçam a opção por um elenco mais moderno, ainda que haja riscos – afinal, as duas bandas  também não têm uma grande presença no Brasil, por mais que tenham fãs alucinados por aqui.

Entretanto, é no "terceiro escalão" que aparecem três nomes que podem roubar o festival – não são tão alternativos nem tão pesados, mas têm muita qualidade: Hellyeah, Black Stone Cherry e Halestorm.

Hellyeah transita entre o hard rock e o heavy tradicional e tem na bateria Vinnie Paul, a usina d força que empurrava o Pantera. Halestorm, que esteve recentemente no Brasiil,  é hard rock competente, tendo como vocalista a ótima Lzzie Hale. Já o Black Stone Cherry assumiu no ano passado o posto de mais bem-sucedida banda de stoner rock dos Estados Unidos.

A aposta em novidades também, se traduz em nomes desconhecidos por aqui, como Shinedow, Hollywood Undead e Steve Seagulls, e esse é mais um ponto altamente positivo do festival.

Entre os brasileiros, algumas promessas, como os ótimos Dr. Pheabes e Woslom, além de uma banda estranha ao rock pesado, o Far From Alaska, que tem uma pegada mais pop, mas que é uma das sensações do rock alternativo nacional.

Em sua primeira edição, o Maximus Festival deixa uma impressão bastante positiva por conta de sua proposta ousada.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock