Topo

Desert Trip, de longe o melhor festival de todos os tempos

Combate Rock

21/05/2016 21h35

Marcelo Moreira

coacha

Esqueça toda e qualquer baboseira que você ouvir sobre o maior festival de todos os tempos. "Oldchella", "Festival de Dinossauros" e coisa do tipo. O Desert Trip será o maior evento da história do rock.

Das cinco melhores banda de todos os tempos, só o Led Zeppelin não estará representado: tocarão The Who, The Rolling Stones, Roger Waters (Pink Floyd) e Paul McCartney (Beatles), além de Neil Young e Bob Dylan. Só isso.

Conhecido como Desert Trip, o festival será realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, em local chamado  Empire Polo Club, na cidade de Indio, "a casa do Festival de Mùsica e Artes Coachella Valley".

É a primeira vez que um festival reúne tantas estrelas do primeiro time da música, em especial o rock. Os encontros mais lendários, como Monterey, as várias versões de Woodstock, Glastonbury, Mar Y Sol, Reading, Knebworth e muitos outros reuniram, no máximo, três deles.

Foi o caso, por exemplo, de Knebworth 1990, quando tocaram no memso evento Paul McCartney, Pink Floyd e Robert Plant (que recebeu o guitarrista Jummy Page para tocar em duas músicas; ambos integraram o Led Zeppelin). Também se apresentaram naquela edição bandas importantes como Dire Straits, Genesis, Status Quo e o cantor e pianista Elton John, entre outros.

É uma pena que somente agora, no século XXI, as seis grandes atrações se reúnam no Desert Trip. Provavelmente, será  a última vez que veremos um time como esse reunido, já que The Who deve parar de fazer shows e turnês a partir de 2017 – Pete Townshend e Roger Daltrey são septuagenários -, e o mesmo deve ocorrer em breve com os Rolling Stones (Charlie Watts, o baterista, já tem 75 anos de idade; Mick Jagger e Keith Richards, 73).

E o Desert Trip tem ainda como "bônus" um Bob Dylan que não é muito afeito a festivais, embora tenha tocado em um Hollywood Rock no Brasil no final dos anos 80.

Seria difícil imaginar um time dos sonhos diferente deste para qualquer festival – em termos de nomes importantes e gigantes na história do rock. Ok, faltou David Gilmour ou Robert Plant, mas sobram poucos nomes da mesma estatura que ombreariam os escolhidos.

Como era de se esperar, os ingressos não duraram muito. Mesmo com o anúncio de que o evento teria um segundo fim de semana (entre 14 e 16 de outubro), todos os bilhetes foram vendidos em apenas quatro horas, incluindo os passaportes mais caros que podiam custar até US$ 1.599 (mais de R$ 6 mil).

 

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock