Topo

Notas roqueiras: Setfire, Gutted Souls...

Combate Rock

30/04/2016 15h30

da equipe Combate Rock

setfire

– A banda paulista de thrash metal Setfire lançou na internet uma campanha de financiamento coletivo para custear uma série de shows pelos Estados Unidos no segundo semestre de 2016. A possibilidade de uma turnê pela América do Norte não estava nos planos do quinteto formado há sete anos por Artur Morais (vocal), Klemer Santiago, Fernando Ferre (guitarras) Felipe Jeronymo (baixo) e Daniel Balbinot (bateria). A ideia de excursionar pela primeira vez fora do Brasil chegou aos músicos de forma inusitada: por um apelo de um fã que conheceu a banda pelo Twitter há pouco mais de um ano. Sam Morris, que mora na cidade de Louisville, em Kentucky, lançou o pedido ao grupo e agora ajuda na empreitada de levantar fundos pra que a viagem e os shows aconteçam. "Conheci o Setfire pela internet, cliquei em um link e uns 45 segundos depois eu já não conseguia parar de ouvir. Imediatamente mandei um e-mail para a banda dizendo que já havia escutado o suficiente, que queria o álbum e saber sobre uma turnê", conta Morris. "Para todos os headbangers do Brasil que não derem 45 segundos do seu tempo ao Setfire para sentir o que eu senti, eu lamento, é uma grande perda", completa.  O crítico musical americano Timothy Shearn abraçou o sonho de Morris e tem ajudado o Setfire fazendo frente às casas de show e patrocinadores locais. "Há 20 ou 30 anos não tínhamos as redes sociais, mas, nessa incrível era em que vivemos um homem pode se conectar com uma banda que ouviu e amou. Amou tanto que quer trazê-los de milhares de quilômetros de distância. Essa é uma história espetacular e, claro, depois que escutei Setfire me senti da mesma forma" explica Shearn. O crowdfunding do Setfire está hospedado no site Kickante e as recompensas para os apoiadores vão desde CDs, pôsteres, camisetas e moletons especiais criados pelo ilustrador Bruno Abbate, mentor da grife de roupas Ódio S/A e do projeto Corpsin-Up que retrata garotas maquiadas ao estilo corpse paint. "Atualmente a cena brasileira tem vivido momentos excepcionais com as bandas tendo oportunidade de mostrar seu som no exterior e com enormes casos de sucesso, como do Kiko Loureiro no Megadeth e também com bandas como Nervosa que lançou mão de crowdfunding para sair em turnê fora do país", diz o guitarrista Klemer Santiago.

– O Gutted Souls é uma banda de death metal formada no Rio de Janeiro, com membros remanescentes da Necropedophile. Em novembro de 2012 lançaram seu primeiro registro, o EP "Unconscious Automaton". A banda se prepara para lançar seu novo álbum , 'Oligarchy and the Illusion of Freedom', que está em fase final de produção e será lançado ainda neste primeiro semestre. O álbum conta não apenas com a produção do renomado baterista do Korzus, Rodrigo Oliveira, mas também com sua participação nas baquetas. Atualmente é formada por Iron (vocal), Wellington Ferrari(guitarra), Marcos Medeiros (baixo), Oman Idjarruri (bateria) e Leandro Alves (guitarra). O Gutted Souls entra em turnê com o novo álbum no segundo semestre de 2016, acompanhados da banda finlandesa de Death/Thrash Metal RE-ARMED para uma turnê conjunta pelo país.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock