Topo

Espetáculo 'Beatles para Crianças’ diverte e educa a molecada

Combate Rock

05/02/2016 06h50

Flavio Leonel – do site Roque Reverso

Tão esquecido e maltratado ultimamente no Brasil, o rock sobrevive graças aos incansáveis batalhadores pelo estilo, como as poucas rádios dedicadas a ele, sites específicos e o público, que se recusa a cair na teia dos "leco-lecos" e afins. Num cenário como o atual, no qual há uma overdose de músicas populares fracas, mas grudentas, apresentar o estilo aos filhos vira uma missão ainda mais difícil.

Neste cenário bastante preocupante, o espetáculo infantil "Beatles para Crianças" é praticamente a salvação da lavoura.

Em pouco mais de 1 hora de apresentação, um quinteto de músicos bem afiados praticamente ensina às crianças a curtirem o seu "primeiro show de rock". Tudo isso é amparado simplesmente por músicas da maior banda que o planeta viu em todos os tempos.

O "Beatles para Crianças" é um projeto criado por Fabio Freire, educador, músico e diretor musical. Professor de música há mais de dez anos para crianças de todas as idades e com o currículo de quatro CDs compostos para o público infantil, além de diversas apresentações musicais e teatrais, Freire teve a ideia de se reunir com outros 3 músicos e com o ator Gabriel Manetti, que divide os vocais com ele, para formar este show.

Durante a apresentação, as crianças aprendem não somente alguns dos maiores sucessos dos Beatles como também acabam conhecendo instrumentos musicais; dos mais tradicionais, como a guitarra, o baixo e a bateria, até os menos comuns para adultos não tão ligados no assunto, como o washboard e o ukelele.

O show começa com os primeiros movimentos que precisam ser aprendidos pelas crianças para a curtição de uma apresentação do rock, como balançar a cabeça, levantar as mãos para cima e pular. Além desses movimentos comuns ao mundo infantil, há o ensinamento do famoso "air guitar", que é aquele no qual os fãs de rock costumam simular que estão tocando o instrumento de seis cordas.

No repertório, não faltam clássicos, como "Twist and Shout", "Blackbird", "Help", "Hey Jude". Na onda do filme "Minions", a banda toca também "Got To Get You Into My Life", que faz parte da trilha sonora da película e, no espetáculo infantil, é acompanhada, no telão ao fundo, por um clipe que traz os famosos personagens do cinema.

Foto: Flavio Leonel/Roque Reverso

Foto: Flavio Leonel/Roque Reverso

Interessante que, apesar da realização do show num teatro, não há qualquer preocupação em manter as crianças sentadas nas cadeiras. Elas ficam livres para correr, brincar e, obviamente, dançar e cantar. Para os menores, há pufes que servem de apoio nas cadeiras e acabam virando, no decorrer do show, brinquedo que pode ser empilhado ou arremessado nas diversas ideias da criançada para se divertir.

Num dos pontos altos da apresentação, as crianças são chamadas para subir ao palco e acompanhar a banda. Enquanto os músicos tocam a bela "Blackbird", os pequenos acompanham com instrumentos de sopro e se divertem.

Mas não fica por aí, já que os adultos também têm vez. Em "Twist and Shout", eles é que sobem ao palco e proporcionam uma cena ótima. Muitos se transformam em verdadeiras crianças, como se estivessem realizando um sonho de ser uma vez na vida um pop star.

O show termina com balões que são despejados do teto e deixam a criançada alucinada para brincar. Na saída, todas são presenteadas com um diploma simbólico que representam o "primeiro show de rock" da vida.

Desde outubro de 2014, o "Beatles Para Crianças" mantém temporada no Teatro UMC, localizado na zona oeste de São Paulo. Os shows acontecem regularmente aos domingos, às 15 horas. As entradas inteiras custam atualmente R$ 60,00, mas crianças a partir de 2 anos pagam meia-entrada (antes disso, simplesmente não há cobrança do ingresso). Vovós e vovôs acima de 60 anos também tem um benefício, assim como portadores do Itaucard.

O Teatro UMC está localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 550, na Vila Leopoldina. O telefone da bilheteria para contato é o (11) 2574-7749 (atendem todos os dias). Os ingressos podem ser comprados no site www.compreingressos.com, onde é cobrada taxa de conveniência, mas há a opção de comprar na bilheteria do UMC sem a taxa. O estacionamento sai por R$ 15.

O Roque Reverso recomenda a experiência. No mínimo, a criança que você levar vai sair com algo positivo musicalmente que vai ficar um bom tempo na memória.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock