Topo

Last in Line: ex-integrantes da banda Dio trocam 'covers' por carreira

Combate Rock

28/11/2015 07h00

da equipe Combate Rock

Last in Line (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Last in Line (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Todo mundo se surpreendeu quando o baterista Vinny appice logo engatou um projeto muito legal após o fim do Heaven and Hell – Black Sabbath da era Dio que gravou um álbum novo, mas que terminou com a morte do vocalista Ronnie James Dio, em 2010.

O Kill Devil Hill tinha um som pesado, moderno e consistente, e gravou um bom álbum, bem superior á média do que estava sendo feito entre 2011 e 2012. As famosas divergências musicais, no entanto, o levaram abandonar a banda.

Appice resolveu relaxar por algum tempo na banda Last in Line, que fazia covers da banda Dio e que tinha outros ex-integrantes na formação. E não é que a banda cover se transformou em banda de verdade?

Em fevereiro de 2016, a gravadora italiana Frontiers Records vai lançar "Heavy Crown". Formado por três integrantes originais da banda Dio, incluindo Vivian Campbell, do Def Leppard (guitarra), Vinny Appice (bateria) e Jimmy Bain (baixo), o grupo conta com o vocalista Andrew Freeman, um amigo de Vinny Appice, e revelação da cena musical profissional de Los Angeles, nos Estados Unidos.

O nome da banda é uma homenagem ao álbum de estúdio "The Last In Line", lançado em 1984 pela banda Dio, liderada por Ronnie James Dio. A missão deste grupo é trazer o clássico Hard Rock e Heavy Metal de volta para os fãs, algo pouco utilizado e gravado hoje em dia pelas bandas. O álbum será lançado em CD, CD/DVD e nos formatos digitais.

O primeiro single e videoclipe, "Devil In Me", foi divulgado no YouTube no último dia 17 de novembro e já conta com mais de 70 mil visualizações.

"Quando começamos este projeto há alguns anos, a ideia inicial era reunir a banda Dio original para tocar as músicas que escrevemos e gravamos com Ronnie no início dos anos 1980. Após Vinny Appice apresentar o vocalista Andrew Freeman, nós já tínhamos alguns shows no sul da Califórnia, Reino Unido e Japão. Foi uma alegria muito grande voltar a tocar com meus grandes amigos e agora estamos prontos para novos trabalhos", disse o guitarrista Vivian Campbell.

"Quando tocamos juntos pela primeira vez, a nossa ambição naquele momento era apenas tocar as músicas de Dio, sem pensar em qualquer música nova ou algo do tipo, disse Campbell". "Quando a Frontiers entrou em contato e nos ofereceu a oportunidade de gravar um álbum, nós decidimos entrar no estúdio para gravar este novo álbum no mesmo espírito como fizemos o álbum "Holy Diver".

Em 1982, Ronnie, Vinny, Jimmy e eu entramos no estúdio Sound City para compor ideias e riffs, e cerca de seis semanas depois começamos a gravar o que viria a se tornar o álbum Holy Diver", finalizou o guitarrista.

O novo material foi escrito após a banda excursionar tocando as músicas clássicas de Ronnie James Dio. Durante a turnê, após se reconectarem novamente musicalmente, a banda decidiu que era o momento certo para começar a escrever novo material para o álbum de estreia. As músicas apresentadas no álbum do Last in Line são todas composições escritas e compostas pelos quatro integrantes da banda.

dio2

Recomeço

O que começou como um reencontro casual entre amigos em uma sala de ensaio na cidade de Los Angeles, em 2011, nos anos seguintes, após grande repercussão na mídia especializada, começou a ganhar vida própria e virou algo maior do que os músicos imaginavam no começo de tudo.

Last In Line, a banda, leva o seu nome em homenagem ao segundo álbum de Ronnie James Dio, lançado em 1984. Vinny Appice, Jimmy Bain e Vivian Campbell foram parceiros de Ronnie James Dio e coautores dos álbuns "Holy Diver", "The Last In Line" e "Sacred Heart" – estes trabalhos definiram o som clássico da banda DIO e fizeram parte da história da música pesada mundial.

Durante a primeira jam, ficou evidente que a química da banda estava intacta – mesmo após um hiato de 27 anos. A emoção gerada por essa redescoberta levou a uma segunda sessão de ensaios, desta vez eles chamaram de vocalista Andrew Freeman (um amigo de Vinny), que já participou da produção "Raiding The Rock Vault", em Las Vegas, e foi backing vocal do The Offspring.

Ao ouvir as interpretações de Andrew, Vivian sugeriu que a banda fizesse alguns shows para se divertir. Na mente de Vivian, o fato de Andrew colocar uma nova perspectiva sobre as músicas tornou tudo muito interessante, e que justificaria a levar as coisas para fora da sala de ensaio.

Ao longo dos anos que se seguiram, a banda fez alguns shows em Los Angeles, no Reino Unido e no Japão, e, finalmente, uma oferta de Frontiers Records para gravar um novo álbum com material original.

Durante o curso de 2014, a banda escreveu e gravou 12 novas músicas sob a orientação do amigo e produtor de longa data Jeff Pilson. Jeff capturou a 'vibe' mais orgânica da banda e trouxe o melhor de Andrew para o álbum.

Em janeiro de 2016, o álbum de estreia da Last In Line, "Heavy Crown", será lançado mundialmente pela gravadora Frontiers Records. A banda se prepara para uma turnê nos EUA e Europa para divulgar o trabalho. Os shows devem ter as músicas do álbum de estreia e composições clássicas da banda Dio.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock