Topo

Deep Purple mostra vigor e se diverte no palco em dois novos CDs ao vivo

Combate Rock

04/09/2015 06h55

Marcelo Moreira

Profissionalismo ao extremo, com shows impecáveis, muito gás para uma banda de septuagenários e algumas boa surpresas do repertório. A descrição se encaixa aos Rolling Stones, ainda atuantes, e também ao Deep Purple, que não dá sinais de que vai deixar os palcos tão cedo.

No ano em que o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover completam 70 anos de idade, é espantoso ver como o quinteto mostra vitalidade 48 anos depois de sua criação – e com apenas um integrante da formação original, o baterista Ian Paice, que tem 67 anos.

A EarMusic lançou nesta semana dois álbuns ao vivo do grupo que mostram boas performances do grupo: "From The Setting Sun… (In Wacken)" e "…To The Rising Sun (In Tokyo)"

O primeiro trabalho registra um show no tradicional Wacken Open Air da Alemanha, em 2013. A segunda apresentação foi filmada no tradicional Nippon Budokan de Tóquio, no Japão, em abril de 2014 – o país ainda venera o Deep Purple de forma espantosa.

purple

A apresentação no festivão alemão, com quase uma hora e meia, o quinteto fazia a promoção do bom álbum "Now What" e inseriu três canções deste trabalho no show que foi mais curto do que o normal: "Hell to Pay", "Vincent Price" e |"Above and Beyond".

Houve surpresas também com três canções antigas – a pesada "Into the Fire", a jazzística "Strange Kind of Woman" e o boogie-rock'n'roll "Hush, além de "No One Came", do álbum "Purplendicular" (1996, o primeiro da era Steve Morse nas guitarras)   "Fireball", e "Hard Lovin' Man", pouco assíduas no repertório.

No show japonês, o repertório foi praticamente o mesmo. Houve o acréscimo da sensacional "Uncommon Man", álbum mais recente, e da antiga e maravilhosa "The Mule".

Os dois trabalhos ao vivo estarão disponíveis em CD duplo – algumas edições especiais terão também um DVD. Serão çlançados ainda em DVD simples e em um LP triplo em embalagem "Gatefold", que é aquela no qual a capa pode ser aberta com a extensão do desenho na frente e no verso. O show de Tóquio está disponível em Blu-ray. O da Alemanha virá em Blu-ray 3D.

A mixagem das apresentações gravadas ao vivo foi feita em Hamburgo, na Alemanha, por Eike Freese e Alex Dietz, com supervisão de Roger Glover. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock