Topo

Projeto holandês The Gentle Storm ganha versão brasileira em CD

Combate Rock

28/08/2015 07h09

Marcelo Moreira

The-Gentle-Storm-The-Diary

 

 

Duas das maiores estrelas do rock holandês se juntaram novamente e conceberam um dos trabalhos mais interessantes de 2015, combinando ópera-rock e rock progressivo. "The Diary" é o primeiro registro do projeto The Gentle Storm, liderado pelo compositor e multi-instrumentista Arjen Lucassen (Ayreon) e pela excelente cantora Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering).

Duplo, o registro chega ao mercado brasileiro em CD duplo pelo selo Masque Records em versão semelhante à europeia – o CD1 com a versão "Gentle" (semiacústico, com arranjos mais calmos) e o CD2 com a versão "Storm" (versão mais pesada).

The Gentle Storm é o primeiro trabalho completo da dupla. Anteriormente, Anneke participara de dois trabalhos do Ayreon, um dos tantos projetos de Arjen Lucassen: "Into The Electric Castle" (1998) e "01011001" (2008).

A dupla concebeu 11 faixas, gravadas duas vezes: um CD reúne músicas cuja proposta recai sob a delicadeza de instrumentais acústicos e percussivos, além de elementos folk; o outro contém versões mais densas, privilegiando o clima épico, com peso proveniente do metal sinfônico e progressivo. Anneke foi a responsável pelas letras.

"Foi um trabalho bastante intenso e recompensador, e representou um desafio para Arjen, uma vez que ele é fascinado por temas de ficção científica e filosóficos. Desta vez ele lidou com uma história fora daqueles ambientes, mas foi prazeroso", disse a cantora em entrevista à revista brasileira Roadie Crew, em sua edição do mês de julho.

Arjen Lucassen e Anneke Van Giesbergen (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Arjen Lucassen e Anneke Van Giersbergen (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ambientado no século XVII, na terra natal de Arjen e Anneke, a Holanda, "The Diary" narra uma história de amor incondicional, a de Joseph Warwijck e Suzanne Vermeer.

Em 1666, durante o período historicamente conhecido como "Idade de ouro holandesa" (de 1600 a 1702, anos em que o país se destacou na ciência, comércio e arte), Warwijck, tripulante de um navio da famosa Companhia das Índias Holandesas, embarca em uma viagem marítima e o único canal de comunicação com a esposa, Suzanne, é através de cartas. O conteúdo de cada carta que cruzava oceanos é o mote do álbum.

Sem o mesmo impacto das obras do Ayreon ou do Star One, as crias de Lucassen, "The Diary" se sustenta basicamente pelo roteiro que norteou o trabalho – o que não é pouco.

Com sensibilidade e delicadeza, Anneke transpôs uma ideia simples e com um pé no clichê romântico de forma bastante habilidosa, um talento que ela sempre demonstrou na banda The Gathering.

As letras são o forte do trabalho, mas a música é de muito boa qualidade. A parte elétrica tem peso e bons arranjos, mas o tema caiu bem mesmo no CD "Gentle", onde o clima folk dá o tom, com excelentes arranjos de cordas.

A volta de Anneke ao heavy metal não poderia ser melhor, depois de trabalhos acústicos e mais pop ao lado de Danny Cavanagh (guitarrista do Anathema), carreira solo e com o projeto Agua de Annique.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock