Topo

Com elegância, Titãs desarmam espíritos e pregam o respeito à Constituição

Combate Rock

15/08/2015 07h00

Marcelo Moreira

A formação atual dos Titãs (FOTO: Divulgação)

A formação atual dos Titãs (FOTO: Divulgação)

Elegância e discernimento são armas poderosas contra a intolerância e a falta de sensibilidade – para náo de dizer de educação. Os Titãs, e especificamente o guitarrista e vocalista Paulo Miklos, deram uma resposta sensata, sem que fosse necessário apelar, a um pequeno grupo que tentou puxar um coro "Fora Dilma" em uma apresentação em Cuiabá (MT), na semana passada.

De forma humilde, mas firme e elegante, trataram de despolitizar o ambiente – contaram, com isso, com a nenhuma adesão aos gritos que saíam de um camarote, ocupado por menos de dez pessoas. Preferiram exaltar a necessidade de se valorizar a democracia e rechaçar mudanças que firam a lei e o ordenamento constitucional.

Não há como não fazer uma comparação com a falta de educação e de respeito que foram verificadas em apresentação do cantor Lobão em São Paulo, no mês passado, onde sobraram xingamentos generalizados contra a presidente Dilma Rousseff, palavrões e refrãozinho de péssimo gosto.

A repercussão entre os detratores da presidente Dilma foi raivosa e no mesmo tom do desrespeito observado no show de Lobão. Os Titãs foram rotulados de "banda chapa branca", de "comunista" e até mesmo de "corrupta, por apoiar um governo corrupto".

E eis a questão: embora a banda, e Miklos, tenham feito uma defesa do Estado democrático e da manutenção da lei e da ordem constitucional, me nenhum momento assumiram postura política de defesa deste ou daquele candidato, desta ou daquela ideologia.

Em uma época de excessos, a postura ponderada dos Titãs, ainda que haja interpretações diversas, ajuda a esfriar os ânimos. Da mesma forma que as posições políticas defendidas em público devam ser respeitadas, as críticas também têm de ser ouvidas e toleradas.

Lobão pode – e deve – criticar quem quer que seja, mas desde que haja algum respeito e tolerância quanto a posições adversas. E qualquer manifestação pública deve ser respeitada, desde que observadas as devidas circunstâncias.

Espectadores se manifestaram no show, houve uma resposta dos artistas e tudo caminhou bem em seguida. E a maneira como a banda lidou com o episódio merece elogios.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock