Topo

'Back in Black', obra-prima do AC/DC, completa 35 anos

Combate Rock

03/08/2015 17h00

Marcelo RockNight – do site RockNight

Back-in-Black-1

No dia 25 de julho de 1980 o AC/DC lançava seu sétimo álbum de estúdio, Back in Black, o primeiro com Brian Johnson nos vocais, o primeiro após a morte de Bon Scott.

O AC/DC que tinha perdido seu vocalista, Bon Scott falecido em 19 de fevereiro de 1980, e é difícil pensar que o próximo disco se transformaria num fenômeno de vendas e que colocaria a banda no patamar de mega-banda. Mas foi exatamente isto o que acontece com Back in Black.

Sozinho o disco que já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o Mundo e está entre os 10 discos mais vendidos de todos os tempos além de estar na 17° posição da lista definitiva dos 200 melhores álbuns de Rock de todos os tempos, elaborado pela Rock and Roll Hall of Fame.

Quando Brian Johnson, então vocalista da banda Geordie foi convidado a fazer um teste no AC/DC, de cara pensou em recusar "Eu estava numa banda que tinha três músicas entre as Top 10, após três anos aquele era o nosso momento, estávamos numa gravadora cujo o lema era 'Você faz música e nós o dinheiro!', estava a muito na estrada, tinha perdido o crescimento de meus filhos. Mas aí fiquei curioso e pensei 'que mal tem?' em fazer uma experiência, aí fui cantar com os caras e Boing! estava feito." comentou o vocalista numa entrevista em 2011.

O disco foi composto e gravado no Compass Point Studio em Nassau, Bahamas, enquanto os irmãos Youngs compunham as músicas, Johnson se encarregava das letras, "Quando fui escrever a letra de 'Hells Bells', algo divino, profano bateu em mim, era como estar numa tempestade, um furacão, com raios e tudo mais, até soar um sino e eu pensei é isto eu tenho o sino e vou levá-lo para o inferno, eu vou te pegar, Satã vai te pegar, em dez minutos a letra estava pronta.", disse o vocalista referindo-se a composição de uma das canções mais emblemáticas da história da banda.

Outras músicas como "Shoot To Thrill" e "You Shook  Me All Night Long" foram composta em questão de horas, sem trovoadas ou relâmpagos como confirmou Johnson. Foram sete semanas para compor o disco "As vezes não tínhamos nada e sem pensar muito, fomos trabalhando e de repente estava pronto, uma nova música estava gravada.

A capa do disco é uma homenagem a Bon Scott, porém a gravadora resistiu a ideia, queriam uma capa diferente, mas no fim concordaram com a banda. O disco foi lançado e de imediato alcançou o 1° lugar nas paradas australianas, inglesas e francesas e em 4° lugar nos Estados Unidos, o posto mais alto que a banda tinha alcançado nas paradas americanas até então.  o primeiro single, "You Shook Me All Night Long" chegou ao número 31 da Billboard, enquanto a faixa título chegou ao número 37, no entanto o álbum permaneceu por 131 semanas no Top 100 da Billboard.

Embora a voz de Brian Johnson seja enraizada no Blues ela se assemelha em muito a voz de Bon Scott o que garantiu a banda a manutenção dos clássicos do ex-vocalista nos shows. "Nós ainda podíamos tocar 'Highway To Hell', 'Whole Lotta Rosie' entre outras, assim tínhamos um monte de material para trabalhar nos concertos.".

Back in Black é definitivamente um dos maiores álbuns da história do Rock.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock