Topo

E o Rush, enfim, chegou lá

Combate Rock

07/07/2015 06h46

Marcelo Moreira

DA esq. para a dir;: Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson, o Rush em foto promocional de 2008 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Da esq. para a dir;: Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A vitória dos nerds, ainda que tardia. O trio canadense Rush acaba de iniciar mais uma parte da turnê de comemoração dos 40 anos de lançamento de seu primeiro álbum, auto-intitulado, e conseguiu um feito que para muitos era impossível: ser capa da icônica revista Rolling Stone.

O mundo é outro, menos gente compra revistas e jornais, mas a publicação demonstra respeito por uma das maiores bandas de todos os tempos e mira um público diferenciado, aquele que ainda consome conteúdo de qualidade em edições impressas, e que geralmente costuma ter mais dinheiro para comprar outros produtos de valor agregado.

O jornalista Alexandre Matias, em seu Blog do Matias, também hospedado no UOL, saudou o acontecimento e fez uma boa análise do que representa o rush na capada mais importante revista de entretenimento dos Estados Unidos e uma breve história da trajetória do trio.

Faz alguma diferença a banda ter conseguido esse tardio reconhecimento? Não importa. É sempre bom ver um nome importante do rock, mas, de certa forma, "undeground", na capa de uma publicação como a Rolling Stone.

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA O TEXTO DE MATIAS

Enquanto isso, o público pode se esbaldar com três lançamentos recentes da banda aqui no Brasil.  O mais simples, mas muitíssimo interessante, é "Spirit of the Airwaves – Live 1980 Radio Broadcast", que traz uma apresentação da banda transmitida por uma emissora de rádio norte-americana naquele ano.

Para os fãs não se trata de uma grande novidade, embora sejam raros os registros ao vivo completos do Rush entre 1978 e 1982. Parte do repertório pode ser ouvido em "Exit… Stage Left", segundo álbum ao vivo oficial do trio, lançado em 1981.

O legal deste lançamento, que já está nas lojas virtuais, é que se trata de um show com ótima qualidade de gravação em com pouca interferência de edição para as correções — os chamados "overdubs".

Para quem esperava uma espécie de melhores momentos dos maravilhosos álbuns "Hemispheres", "A Farewell to Kings" e "Permanent Waves", lançados entre 1977 e 1980, vai se surpreender, porque o material privilegiado aqui é dos quatro primeiros álbuns –  "Rush", "Fly by Night", "Caress of Steel" e "2112", lançados entre 1974 e 1976.

Rush-R40-600x315

A enorme e maravilhosa suíte "2112" abre o álbum, com sua mistura explosiva de peso, virtuosismo e inteligência. "Xanadu", "Spirit of the Radio" e "Natural Science" representam os anos mágicos de 1977 a 1980, e o restante é a parte mais "porrada", com um hard que influenciou muita gente nos anos 80, como as ótimas "Anthem", "By Tor and the Snow Dog", "Beneath, Between, Behind", "Working Man", "Bastille Day" e "In the Mood".

O outro lançamento é uma megacaixa retrospectiva com seis discos de Blu-ray/DVD. Na verdade se trata de uma reedição de "R40", o box com cinco vídeos lançados em 2008 quando da comemoração dos 40 anos de fundação do Rush.

A novidade deste lançamento, na comparação do realizado seis anos atrás, é a inclusão de um DVD bônus com material raro e inédito, ainda não especificado. Sabe-se, entretanto, que um show interessante de 1974 estará no material – "Laura Secord Secondary School", em Ontario, no Canadá, em 1974.

Além dos discos, um livro com 56 páginas promete mostrar fotos raras que documentam o Rush tocando ao vivo nesses 40 anos. Veja a descrição de "R40":

91y4uRy+PEL._SX425_

DVD 1
Rush In Rio
Bonus features: The Boys In Brazil documentary, multi-angle versions of YYZ, O Baterista and La Villa Strangiato; By-Tor And The Snow Dog animation; Anthem (1975 performance)

DVD 2
R30
Bonus features: Interviews; 10 tracks from the Anthem vault; Rush Hits St John's feature; Alex Lifeson Artist Of The Decade interview

DVD 3
Snakes & Arrows Live
Bonus features: Oh, Atlanta authorised bootlegs

DVD 4
Time Machine 2011 – Live In Cleveland
Bonus features: Outtakes; Need Some Love live at Laura Secondary School, 1974; Anthem live in 1976

DVD 5
Clockwork Angels Tour
Bonus features: Limelight soundcheck recording; three additional tracks; Can't Stop Thinking Big documentary; behind the scenes feature; Family Goy; Family Sawyer; The Watchmaker; Office of The Watchmaker

DVD 6
Bonus Disc
Laura Secord Secondary School 1974 – details TBC

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock